Narrativas interativas contemporâneas
Narrativas interativas contemporâneas
Este livro pode funcionar como uma sequência, ou melhor, uma expansão de outra publicação prévia: Role-Playing Game: práticas, ressignificações e potencialidades. Devido ao sucesso de recepção desse e-book, nossa ideia inicial foi organizar outro livro que continuasse a abranger estudos ligados aos RPGs, dos mais tradicionais aos mais contemporâneos. Com novos textos, novas inspirações surgiriam. No entanto, visando ampliar ainda mais o leque do que pretendíamos oferecer ao leitor, decidimos por incluir outras possibilidades. Assim surgiu a ideia das Narrativas interativas contemporâneas, englobando estudos sobre multimodalidade e interatividade, não necessariamente presas ao RPG. O leitor continua, aqui, a se deparar com temas e abordagens variadas, publicados por autores ligados ao que se pretende desenvolver neste espaço. Acreditamos, assim, que novos textos, explorações e ideias são capazes de alimentar ainda mais a pesquisa em áreas relativamente novas. Ao passo que buscamos inovar, na medida do possível, temos em mente que os campos permanecem tão vastos quanto um jogo no estilo sandbox. Um dos segredos para explorá-los é, justamente, a criatividade.
ISBN: 978-65-89932-48-2
PÁGINAS: 378
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2022
DOI: 10.52788/9786589932482
Disponível também:
Sobre os organizadores
Pedro Panhoca da Silva
Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/Assis (2008), Especialização em Ensino de Português, Literatura e Redação pelo Centro Educacional Claretiano (CEUCLAR) (2009), Mestrado Pela UNESP/Assis e Doutorado em curso no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie, com bolsa 509 da referida instituição. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Infanto-juvenil, atuando principalmente nos seguintes temas: produção textual, leitura, livros-jogos. É também membro dos grupos de pesquisa “Poéticas da negatividade” – coordenado pelo Prof. Dr. Fabiano Rodrigo da Silva Santos -, e “Literatura no contexto pós-moderno” – coordenado pela Prof. Dra. Helena Bonito Couto Pereira, além de ser colaborador/colunista da revista LEGENDARY ART MAGAZINE, colaborador do fanzine/revista ALARUMS & EXCURSIONS e editor o banco de dados gamebooks.org. Participa do Conselho editorial da EDITORA ATENA, PANTANAL EDITORA e da EDITORA PEIXE AZUL e é assistente editorial do ETKI JOURNAL OF LITERATURE, THEATER AND CULTURE STUDIES (Turquia). É membro do CAL – Comissão de Autores Literários – da WebTV, da editora Literattus e da e da ADEGI (Associação para o Desenvolvimento dos Estudos Globais e Insulares).. Número ORCID http://orcid.org/0000-0001-5674-5632.
Luiz Fernando Martins de Lima
Doutor em Letras pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP – campus de Assis, tendo trabalhado com a obra do crítico literário norte-americano Harold Bloom (1930-2019). Mestrado em Letras pela mesma instituição, pela qual também me graduei em Letras – Licenciatura Plena com habilitação em Língua Portuguesa e Língua Inglesa e suas respectivas Literaturas. Docente CRES na área de Língua Inglesa da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) – campus Cornélio Procópio. Tem experiência na área de Letras, com ênfase nas Letras Inglesas, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Crítica e da Teoria Literária, Crítica Literária dos Estados Unidos, Literaturas de Língua Inglesa e Literatura Comparada.
Maira Zuculotto
Mestre em Letras pela UENP/Cornélio Procópio e graduada em Letras e Pedagogia. É também professora do quadro efetivo do Estado de São Paulo e pesquisadora de RPG desde 2019.
Sumário
Apresentação
Capítulo 1 – Fazer fanfiction no pós-digital: do derivativo ao arcôntico e os novos usos pedagógicos do gênero
Laura Ribeiro Araújo
DOI: 10.52788/9786589932482.1-1
Capítulo 2 – Observações sobre a produção ficcional baseada no livro Belas Maldições, de Neil Gaiman e Terry Pratchett
Thais Maria Gonçalves da Silva
DOI: 10.52788/9786589932482.1-2
Capítulo 3 – Gifs e narrativas circulares
Wayner Tristão Gonçalves
DOI: 10.52788/9786589932482.1-3
Capítulo 4 – Estudos de Role-Playing Games analógicos: uma visão geral brasileira
Tadeu Rodrigues Iuama
Luiz Falcão
DOI: 10.52788/9786589932482.1-4
Capítulo 5 – Apêndice N e a pilhagem narrativa de Gary Gygax na criação do RPG
Lúcio Nöthlich Pimentel
DOI: 10.52788/9786589932482.1-5
Capítulo 6 – Conceitos de Narratologia aplicados ao entendimento do RPG de mesa
Luiz Fernando Martins de Lima
DOI: 10.52788/9786589932482.1-6
Capítulo 7 – Fricções: construções de sentido e suas intersecções no fazer do sujeito em sociedade
Raoni Linhares Maciel
Arthur Barbosa de Oliveira
DOI: 10.52788/9786589932482.1-7
Capítulo 8 – Redes de Integrações Conceptuais na conexão entre jogo e jogador em partidas de GURPS
Eduardo Alves da Silva
DOI: 10.52788/9786589932482.1-8
Capítulo 9 – Considerações sobre personagens narradores no meio digital
Natália Corbello
DOI: 10.52788/9786589932482.1-9
Capítulo 10 – Explorando gêneros textuais narrativos multimodais em Persona 4 Golden: lendas, mitos e multiletramentos
Fabielle Rocha Cruz
DOI: 10.52788/9786589932482.1-10
Capítulo 11 – Livro velho, fórmula nova: o resgate textual por meio da adaptação
Pedro Panhoca da Silva
DOI: 10.52788/9786589932482.1-11
Capítulo 1 2 – RPG na sala de aula: uma experiência com aventura-solo
Thiago Azevedo
Maria Teresa Vianna Van Acker
DOI: 10.52788/9786589932482.1-12
Capítulo 13 – Interpretar e aprender: ensino de conteúdos escolares com a utilização de jogos de interpretação
Daniel Aidar
Paulo Gallina
Thiago Azevedo
DOI: 10.52788/9786589932482.1-13
Capítulo 14 – Reflexões sobre as narrativas de prevenção às drogas e os regimes de interação
Júlio Rigoni Filho
DOI: 10.52788/9786589932482.1-14
Capítulo 15 – RPG e Literatura Brasileira: Clarice Lispector e Guimarães Rosa em jogo
Luciano Gomes de Sousa
Ana Julia Corvisier de Abreu Boldt
DOI: 10.52788/9786589932482.1-15
Capítulo 16 – A guerra civil como alicerce narrativo de Vampiro: a Máscara
Rafael Carneiro Vasques
DOI: 10.52788/9786589932482.1-16
Capítulo 17 – Guia pedagógico do mestre: a lendária jornada lusitana
Maira Zucolotto
DOI: 10.52788/9786589932482.1-17