Olhares sobre as literaturas africanas de língua portuguesa
Olhares sobre as literaturas africanas de língua portuguesa
Esta publicação reúne olhares plurais para as literaturas africanas de língua portuguesa, as quais consistem em produções relativamente recentes, tendo em vista o processo de independência dos países que possuem a língua portuguesa como língua oficial em África. Em decorrência disso, muito ainda existe a ser explorado, a ser lido, a ser apreciado em torno dessa escrita que surpreende pela riqueza artística, histórica, linguística e cultural. Ao longo dos capítulos que compõem a obra, encontramos leituras fundamentais para que se ampliem as possibilidades de análise e de compreensão de vários textos das literaturas africanas de língua portuguesa. Sete capítulos compõem o livro, ao longo dos quais encontram-se reflexões sobre obras literárias de escritores moçambicanos e angolanos, entre eles Mia Couto, Paulina Chiziane e José Eduardo Agualusa. O repertório literário desses escritores é vasto, e explora questões como a colonização, o processo de libertação dos povos africanos, a religiosidade, a ancestralidade, a oralidade, a identidade, a condição da mulher, entre tantos processos fundamentais ao homem africano.
ISBN: 978-65-89932-88-8
PÁGINAS: 125
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2023
Disponível também:
Sobre o organizador
Marcos Antônio Fernandes dos Santos
Possui graduação em Letras Língua Portuguesa, com Habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Maranhão (2014). É Especialista em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, pelo Instituto de Ensino Superior Franciscano (2015) e também Especialista em Estudos Linguísticos e Literários, pela UESPI (2019). Mestre em Letras (Teoria Literária) pela UEMA (2020) e Doutorando em Letras, pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. É membro do grupo de pesquisa Literatura e Vida (GPLV). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e monitor de disciplinas como Filosofia da Educação. Atualmente é Professor na Educação Básica, atuando no Ensino Fundamental de 6° a 9° ano. Atua como professor substituto na Universidade Estadual do Maranhão, curso de Letras, e ministra disciplinas como “Teoria Literária “, “Literatura Maranhense” e “Literaturas Africanas de Língua Portuguesa”.
Sumário
Apresentação
CAPÍTULO 1 – Escrita e condição feminina no nonto “Mutola, a Ungida”, de Paulina Chiziane
Marcos Antônio Fernandes dos Santos
CAPÍTULO 2 – Memórias, oralidades e culto aos ancestrais em “A Varanda do Frangipani” (2007), de Mia Couto
Silvio Ruiz Paradiso
Thaiely Batista Santos
CAPÍTULO 3 – Vozes femininas que resistem ao colonialismo e silenciamento em “A Confissão da Leoa”, de Mia Couto
Macksa Raquel Gomes Soares
CAPÍTULO 4 – História e identidade na ficção de José Eduardo Agualusa
Maurício Silva
CAPÍTULO 5 – Do papel para a tela do cinema: um olhar comparativo sobre a obra fílmica “Acalanto” e a crônica “A carta”, de Mia Couto
Ilka Vanessa Meireles Santos
CAPÍTULO 6 – A memória como fio condutor em “O alegre canto da perdiz”, de Paulina Chiziane
Maria Aparecida Mineiro
Carlos Henrique Lopes de Almeida
CAPÍTULO 7 – Conflitos do colonizado na obra “O alegre canto da perdiz”, de Paulina Chiziane
Déborah Alves Miranda