Um percurso pelas literaturas de língua inglesa
Um percurso pelas literaturas de língua inglesa
O objetivo deste livro é percorrer pela pluralidade da literatura de língua inglesa ao reunir vinte e um capítulos que dissertam acerca das mais diversas manifestações literárias e escritores que viveram em diferentes contextos históricos e geográficos - percorremos desde a Grã-Bretanha medieval até a contemporaneidade, abordando diferentes temáticas debruçadas sobre diferentes gêneros literários. Oferecemos uma coletânea que coloca em diálogo pesquisadores de diferentes partes do Brasil, que, ao apresentarem seus diferentes estudos, democratizam saberes para os falantes de língua portuguesa sobre a diversidade das literaturas de língua inglesa. Buscamos, dessa forma, contribuir para os estudos anglo-saxônicos no Brasil, percorrendo pela diversidade deste universo literário e cultural.
ISBN: 978-65-89932-79-6
PÁGINAS: 460
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2023
Sobre as organizadoras
Isabelle Maria Soares
Mestra em Letras, na área de concentração em Interfaces entre Língua e Literatura, pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO – Guarapuava, Paraná). Especialista em Ensino de Língua Inglesa pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP – Jacarezinho, Paraná). Licenciada com Dupla Diplomação em Letras – Português e Inglês pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR – Pato Branco, Paraná) e em Estudos Portugueses e Lusófonos pela Universidade do Minho (UMinho – Braga, Portugal) com bolsa do CAPES/PLI (2013-2015). Atualmente, faz doutorado em Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná (UFPR – Curitiba, Paraná) com bolsa CAPES/PROEX (2021-2022). Foi pesquisadora visitante na Cardiff University (Cardiff, País de Gales-Reino Unido) com bolsa CAPES/PRINT (2022-2023) na modalidade Doutorado Sanduíche. Membro do Grupo de Estudos Ecocríticos (GEco – UFPR/UTFPR). Interesses de pesquisa: Recepção do Medievo na Língua e Literatura Inglesa; Literatura Medieval Escandinava; Ecocrítica. Academia.edu: https://ufpr-br.academia.edu/IsabelleSoares ResearchGate: https://www.researchgate.net/profile/Isabelle-Soares-4
Taynara Leszczynski
Doutoranda em Estudos Literários na Universidade Federal do Paraná (UFPR) (foi bolsista CAPES – PROEX), atualmente, realizando período sanduíche na University of Oxford, na Inglaterra (com bolsa CAPES – PRINT); Mestra em Letras – Interfaces entre Língua e Literatura, pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), na linha de pesquisa Texto, Memória e Cultura (foi bolsista CAPES – DS); Especialista em Literatura Contemporânea (2020), pela Faculdade de Educação São Luís; em Literatura Brasileira (2020) e em Metodologia da Língua Inglesa (2021), pela UNINA; Licenciada em Letras – Português e Literaturas de Língua Portuguesa (2018), pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO); e em Letras – Português e Inglês (2018), pelo Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR), com Bolsa Atleta. Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa Institucional de Bolsas à Iniciação Científica (PIBIC). Foi professora no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), campus Jaraguá do Sul (Ensino Superior e Técnico), onde ministrou as disciplinas de Metodologia de Pesquisa e Inglês Instrumental nos cursos de graduação em Engenharia Elétrica e Fabricação Mecânica e Metodologia de Projetos, Comunicação técnica e Inglês técnico nos cursos técnicos em Eletrotécnica e Desenvolvimento de Sistemas; e na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Pato Branco, na graduação em Letras – Português e Inglês, onde ministrou as disciplinas de Literaturas de Língua Inglesa: um panorama e Língua Inglesa 1 e 3. Faz parte dos grupos de estudo Literatura e Modernidade (UFPR).
Sumário
Beowulf e a poesia do inglês antigo
Larissa de Menezes Constantino
Lívian Silva Santos
Giovane Alves de Souza
A obscuridade da linguagem de Shakespeare em Macbeth
Christiano Pereira de Amaral
Paulo Lúcio Scheffer Lima
Procedimentos técnicos da tradução na linguagem de horror de Macbeth
Christiano Pereira de Amaral
Maria da Conceição Vinciprova Fonseca
A criatura de Frankenstein: estereótipo e conduta moral
Beatriz Cerqueira Biscarde
Anna Paola Costa Misi
Consubstanciação em Wuthering Heights: Heathcliff, a casa e a charneca
Gisele Gemmi Chiari
Pesado como um Bildungsroman, leve como uma novela folhetinesca: o caso Jane Eyre
Lídia Maria Guimarães de Miranda
Dirlenvalder do Nascimento Loyolla
O Diabo travestido em O retrato de Dorian Gray: Deus, o Diabo e a serpente
Dante Luiz de Lima
Luiz Antônio Pereira Lima Neto
Protagonismo aroace na literatura inglesa: uma análise queer do conto Regret de Kate Chopin
Damares Suelen Ferreira do Nascimento
Lara Ferreira Silva Dias
O espaço da mulher na literatura policial: uma reflexão sobre a personagem Josephine, de A casa torta, de Agatha Christie
Taynara Leszczynski
Isabelle Maria Soares
Arthur Miller, um teatrólogo machista?
Antonius Gerardus Maria Poppelaars
Contrapontos no conto The Laughing Man, de J. D. Salinger
Isabelle Maria Soares
Taynara Leszczynski
Bíblia e Literatura: uma análise dos intertextos bíblicos em As Crônicas de Nárnia, de C. S. Lewis
Juarez José Pinheiro Neto
Os Modelos Científicos e os Textos Ficcionais de Thomas R. Pynchon
Saulo Cunha de Serpa Brandão
Mulheres e a literatura sul-africana de língua inglesa: a construção de uma história
Hislla S. M. Ramalho
O romance histórico inglês de Bernard Cornwell e o Brasil: considerações sobre a tradução
Alexandre José da Silva Conceição
O desaparecer de si na adolescência: os efeitos da depressão e suicídio em As vantagens de ser invisível
Juarez José Pinheiro Neto
(Des)localizando narrativas nacionais: modernidades negras e a cartografia diaspórica de Dionne Brand
Fabio Coura de Faria
Breve análise de algumas personagens femininas em Harry Potter e as relíquias da morte, de J. K. Rowling
Hélia da Silva Alves Cardoso
Nilson Macêdo Mendes Junior
O papel do narrador e seus movimentos em Direction of the Road, de Ursula Le Guin
Vanessa de Paula Hey
Uma leitura da poesia “Everything you need to know in life you’ll learn in boarding school” à luz da corrente literária pós-colonial
João Victor Pereira dos Santos
Renata Cristina da Cunha
De Johannes a Jojo – A construção do protagonista na adaptação fílmica de O Céu que nos oprime
Ingrid Caroline Benatto