Travessias pela cultura africana e afro-brasileira – uma proposta para a abordagem de Amoras e o Mundo no Black Power de Tayó em sala de aula
Travessias pela cultura africana e afro-brasileira – uma proposta para a abordagem de Amoras e o Mundo no Black Power de Tayó em sala de aula
Este livro apresenta uma Sequência Didática que foi pensada a partir de dois objetivos: promover práticas de leituras literárias de forma efetiva no ambiente escolar e problematizar aspectos da História, Cultura Africana e Afro-brasileira a partir do letramento literário. Desta forma, possibilita aos alunos o contato com um currículo descolonizado e diversificado, bem como proporciona o (re)conhecimento de outras culturas que construíram a história do nosso país. Essa abordagem pedagógica contribui para a formação de sujeitos críticos, capazes de perceber e refletir sobre atos de violência e preconceito racial que acontecessem com a população negra em nossa sociedade.
ISBN: 978-65-5218-026-1
PÁGINAS: 105
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2024
Disponível também:
Sobre os autores
Jahelina de Almeida
Graduada em História pela Universidade Estadual da Paraíba (2006) e em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (2013), especialista em historiografia e Ensino de história (2006), e Educação par as relações étnico raciais (2015) ambas pela Universidade Federal de Campina Grande; Mestra em Formação de Professores pelo Programa de Pós- Graduação em Formação de Professores (PPGFP), pela Universidade Estadual da Paraíba (2024) Professora da rede municipal de Massaranduba/PB.
Marcelo Medeiros da Silva
Doutor em Letras, área de concentração Literatura e Cultura, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), mestre em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande e docente da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), onde se graduou em Letras com habilitação em Língua Portuguesa, é lotado no curso de Letras do Centro de Ciências Humanas e Exatas, campus VI, e atua como membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores (PPGFP) e no de Literatura e Interculturalidade (PPGLI), ambos no campus I da UEPB. Coordena o Grupo de Pesquisa “Mulher e Escrita: Resgate, História e Leituras Críticas”. Desenvolve pesquisas voltadas para os seguintes temas: mulher e literatura, escritoras oitocentistas, literaturas não-canônicas, representações de gênero e de sexualidades, ensino de literatura, formação de leitores e formação de professores.
Sumário