Ramon Llull e a educação cristã na formação humana
Ramon Llull e a educação cristã na formação humana
Este livro de Natasha Mateus reflete sobre a educação como elemento constitutivo fundamental do ser humano, de acordo com o pensamento do filósofo catalão medieval Ramon Llull. Na atualidade existe uma grande preocupação sobre quais direcionamentos devem ser oferecidos na formação humana, pois muitas vezes a obtenção de recursos materiais e sucesso é colocada acima da ética e dos princípios. Daí ser importante se voltar ao passado, por meio do pensamento de Llull, para saber quais caminhos os pensadores de outros momentos históricos apontavam, visando a formação de um ser humano com valores adequados para o convívio harmônico em sociedade. - Adriana Zierer
ISBN: 978-65-5218-007-0
PÁGINAS: 246
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2024
DOI: 10.29327/5414703
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Sobre a autora
Natasha Nickolly Alhadef Sampaio Mateus
Ddoutora em História pelo Programa de Pós-Graduação em História e Conexões Atlânticas: culturas e poderes (PPGHIS), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Desenvolveu a pesquisa de doutorado intitulada: “A Educação como Estratégia de Evangelização e Conversão dos Infiéis nas Obras de Ramon Llull: Doutrina para Crianças e o Livro do Gentio e dos Três Sábios (1274-1276)”, orientada pela Profa. Dra. Adriana Zierer, sob o financiamento da Fapema. Mestre em História, Ensino e Narrativas pelo Programa de Pós-Graduação em História, Ensino e Narrativas (PPGHEN), atual Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIST), da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), sob o financiamento da Fapema. Especialista em Psicopedagogia Institucional, Clínica e Ludopedagogia pela Faculdade ÚNICA (2020). Especialista em Supervisão, Gestão e Planejamento Educacional (2019) e em Docência do Ensino Superior (2017) pelo IESF. Graduada em Teologia (Bacharel) (2015) e Graduada em Pedagogia (licenciatura) (2017) pela Faculdade de Teologia Hokemah (Fateh). Graduada em História (licenciatura) (2015) e Graduada em MÚSICA (licenciatura) (2022) pela Uema. Bolsista de Iniciação Científica veiculada a BIC/Uema no período de 2012 a 2013. Bolsista de Iniciação à Docência (PIBID) no período de 2014 a 2015. Vinculada ao Brathair – Grupo de Estudos Celtas e Germânicos. Tem interesses nos seguintes temas: Educação, Paraíso, Ramon Lllull, Memória, Identidade, Salvação e Inferno, Cultura, Debate Inter-religioso, Análise do Discurso, Música, Espiritualidade, Musicoterapia, Pedagogia.
Sumário
Prefácio
Introdução
1 Memória cristã, tempo e recordação
1.1 O transcurso rápido do tempo e a lentidão da memória na Idade Média
1.2 A Memória para Santo Agostinho, Tomás de Aquino e Ramon Llull
1.2.1 Memória em Agostinho
1.2.2 Memória em Tomás de Aquino
1.2.3 Memória em Ramon Llull
1.3 Memória e Imaginário medieval na obra Doutrina para Crianças (1274-1276)
2 Ramon Lull e as transformações no século XIII
2.1. Renascimento urbano: novo pensamento e novas atitudes
2.2 A Educação medieval no século XIII
2. 3 Ramon e seu Tempo: vida e conversão
3 A proposta de educação luliana para século XIII
3.1 Educação para Santo Agostinho: breves reflexões
3.2 Educação na fase inicial
3.3 Ramon Llull e a excelência de educação para formação humana
4 Formação humana na perspectiva de Ramon Llull
4.1 Educação e o Agir Humano
4.2 A Representação do Além: impactos na visão de mundo e na Educação
4.3 Vícios e Virtudes na formação do indivíduo
Considerações finais
Referências
Índice remissivo