Produção de textos em contexto escolar e acadêmico: discussões teóricas e práticas
Produção de textos em contexto escolar e acadêmico: discussões teóricas e práticas
A presente obra reúne trabalhos que versam sobre discussões teóricas e/ou práticas relacionadas à produção textual oral, escrita e/ou multissemiótica nos contextos escolar e acadêmico. Desenvolvidos por pesquisadores(as) vinculados(as) a diferentes instituições de ensino superior do Brasil, os trabalhos apresentados abordam pesquisas em uma perspectiva inter/transdisciplinar de Linguística Aplicada. As investigações privilegiam fenômenos da linguagem que se mostram como desafios para o ensino-aprendizagem do objeto em questão – a produção textual – com as suas diferentes nuances teórico-metodológicas. Sendo assim, espera-se que essa coletânea lance luz a reflexões atuais e pertinentes diante do cenário educacional pós-moderno.
ISBN: 978-65-89932-92-5
PÁGINAS: 250
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2024
DOI: 10.29327/5338488
Disponível também:
Sobre os organizadores
Antonio Naéliton do Nascimento
Doutorando e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Graduado em Letras (Língua Portuguesa) pela mesma Universidade. Foi professor substituto do Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Seus trabalhos de pesquisa, situados no campo crítico-colaborativo da Linguística Aplicada, focalizam a transposição didática da Oralidade e da Produção Textual, a formação docente, o estágio supervisionado de língua portuguesa, assim como os documentos parametrizadores do ensino básico. É integrante do LABOR – Laboratório brasileiro de oralidade, formação e ensino (UFJF).
Roberto Barbosa Costa Filho
Mestre em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Licenciado em Letras: Língua Portuguesa pela UFCG. Tem interesse por questões relacionadas à escrita e aos letramentos, especialmente em contextos acadêmicos, e à produção de materiais didáticos para ensino de Língua Portuguesa
Sumário
Parte 1 – Produção de textos em contexto escolar
Capítulo 1 – Perspectivas de produção de texto em contexto escolar
Milene Bazarim
DOI: 10.29327/5338488.1-1
Capítulo 2 – Reconfigurações teóricas do eixo produção textual: (des)continuidades entre a segunda versão e a versão homologada da BNCC
Antonio Naéliton do Nascimento
Denise Lino de Araújo
DOI: 10.29327/5338488.1-2
Capítulo 3 – O Artigo de opinião no Caderno Docente “Pontos de Vista”, da Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro”: uma sequência didática
Jó Gomes da Silva
DOI: 10.29327/5338488.1-3
Capítulo 4 – Produção de fanfics como forma de incentivar a leitura
Rafaela Lopes da Silva Andrade
DOI: 10.29327/5338488.1-4
Parte 2 – Produção de textos em contexto acadêmico
Capítulo 5 – Objetivos norteadores do ensino de escrita em cursos de graduação: uma análise de planos de curso
Juliana Marcelino Silva
Elizabeth Maria da Silva
DOI: 10.29327/5338488.1-5
Capítulo 6 – Do trabalho prescrito ao realizado: estudo de caso sobre abordagens de ensino de escrita acadêmica em um curso de Letras Português
Francineide Francisca Pacheco
Elizabeth Maria da Silva
DOI: 10.29327/5338488.1-6
Capítulo 7 – Ações de linguagem construídas em experiências com atividades de produção de textos na situação emergencial de ensino remoto
Roberto Barbosa Costa Filho
DOI: 10.29327/5338488.1-7
Capítulo 8 – Competência linguageira: uma análise do gênero acadêmico abstract de acordo com a percepção do estudante universitário
Hermano Aroldo Gois Oliveira
Regina Celi Mendes Pereira da Silva
DOI: 10.29327/5338488.1-8
Capítulo 9 – A produção do gênero resenha em contexto acadêmico: uma análise da experiência de estudantes ingressantes no curso de Letras-Português
Diego Brito Diniz
Talita Dos Santos Borges Martins
Roberto Barbosa Costa Filho
DOI: 10.29327/5338488.1-9