Práticas de análise linguística na aula de português v.2
Práticas de análise linguística na aula de português v.2
Este livro, organizado pelas professoras Evanielle Freire Lima e Maria Aline Rodrigues Bezerra, a quem tenho a honra e felicidade de orientar no Doutorado em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande, reflete o compromisso delas não apenas com a excelência acadêmica, mas também com a relevância prática que a pesquisa deve ter na formação de professores e no cotidiano escolar. Ao longo dos capítulos, os leitores encontrarão discussões ricas e fundamentadas sobre temas variados, como o funcionalismo, a linguagem visual, a variação linguística, a sintaxe, o léxico e a coesão textual, sempre em suas relações com o ensino de português. Cada tema é abordado com profundidade, articulando teoria e prática de forma a subsidiar tanto reflexões acadêmicas quanto intervenções pedagógicas.
- Herbertt Neves
Disponível também:
Evanielle Freire
Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE/UFCG). Mestra em Linguagem e Ensino (PPGLE/UFCG). Graduada em Letras/Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Foi professora de Língua Portuguesa na Rede Municipal de Ensino de Campina Grande (PB). Atuou como Professora Substituta no Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Atuou, também, como professora de Língua Portuguesa na Rede Privada de Campina Grande (PB) e revisora de textos. Participa do projeto de pesquisa: “Fundamentos para o ensino do léxico na Educação Básica: análise de orientações teórico-metodológicas para o ensino de língua portuguesa”. Atualmente, tem se dedicado às atividades de pesquisa como doutoranda em Linguagem e Ensino (PPGLE/UFCG) e integrante do Grupo de Estudos em Língua Portuguesa (GELP/UFCG). Seus interesses de pesquisa estão voltados para a área de Linguística com foco nas áreas de Análise Linguística, Educação Linguística e Linguística de Texto.
Maria Aline Rodrigues Bezerra
Doutoranda e Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE/UFCG). Graduada no curso de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Atuou como professora de Língua Portuguesa na Rede Municipal de Ensino de Alagoa Grande (PB). Atualmente, é integrante do Grupo de Estudos em Língua Por-tuguesa (GELP-UFCG). Tem interesse e desenvolve pesquisas na área da Linguística Aplicada sobre os temas: léxico, seleção lexical, redação vestibular, ensino e formação docente.
APRESENTAÇÃO
Temas para o estudo da prática de análise linguística: debates contemporâneos
Herbertt Neves
CAPÍTULO 1
Linguagem Visual e Multimodal nas aulas de Português com o gênero Tirinha
Priscila Andressa Crepaldi Venturim
Neilde Silva de França Bois
CAPÍTULO 2
Análise funcional da expressão “a gente” em Tirinhas: proposta de atividade para aplicação em sala de aula
Larissa Ribeiro Paiva Andrade
Francisco Honório de Abreu Neto
CAPÍTULO 3
Os malabarismos de sentidos na construção discursiva: desabafando as palavras mágicas
Maria Teresa Tedesco Vilardo Abreu
Adriene Ferreira de Mello
CAPÍTULO 4
Léxico e a construção coesiva de um texto: estudo em material didático de língua portuguesa do 9º ano do ensino fundamental
Milena Borges de Moraes
Leticia Corsino Galbero
CAPÍTULO 5
O comportamento do rótico na escrita escolar: uma breve análise
André Pedro da Silva
Layanne Alves Lopes Dias
CAPÍTULO 6
E se eu quiser inovar no ensino de língua portuguesa: como proceder? Contribuições da Análise Linguística no tratamento da indeterminação do sujeito
Laura Dourado Loula Régis
David Naamã Melo de Figueiredo
CAPÍTULO 7
A sintaxe na estética futurista: orações reduzidas de infinitivo como representação da imobilidade do sujeito frente ao progresso
Laura Dourado Loula
Fábio Rodrigues da Silva
CAPÍTULO 8
As variações lexicais da banana dupla em Formoso do Araguaia-TO na Amazônia legal
Karina de Jesus Araujo
Manoel Mourivaldo Santiago-Almeida
CAPÍTULO 9
Caminhos possíveis do uso da linguística para ensino de PL2 na educação bilingue para Surdos: práticas de ensino do português como segunda língua
Talita Nabas Tavares
CAPÍTULO 10
Contribuições do Programa Minimalista para o ensino de gramática: uma análise das normativas curriculares brasileiras e das práticas docentes à luz de uma proposição da Linguística Gerativa
Guilherme de Almeida Nascimento de Araújo