Práticas de análise linguística na aula de português v.1
Práticas de análise linguística na aula de português v.1
Este livro (e-book), cujo título é “Práticas de análise linguística na aula de português” e nele ainda lemos Volume I: prenúncio de que outras obras virão sobre o mesmo assunto, destinadas a um público específico – professores(as) formadores(as) de professores(as) e professores(as) em formação inicial ou continuada, preocupados(as) com a aprendizagem eficaz dos(as) estudantes de Ensino Fundamental e Médio. Reunindo um conjunto de dez capítulos, as organizadoras do livro, Maria Aline Rodrigues Bezerra e Evanielle Freire, nos proporcionam uma visão geral das investigações realizadas sobre análise linguística, por pesquisadores de várias universidades brasileiras. Dessa forma, temos resultados de pesquisas que analisaram documentos parametrizadores da educação brasileira, como a BNCC; material didático, como o livro didático de Português; relatórios de estágio docente; provas do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM); assim como resultados de pesquisas sobre práticas de análise linguística de unidades específicas da língua, à luz de perspectivas teóricas diferentes; e sobre práticas de ensino dos itens lexicais e gramaticais.
- Maria Auxiliadora Bezerra e Maria Augusta ReinaldoDisponível também:
Evanielle Freire
Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE/UFCG). Mestra em Linguagem e Ensino (PPGLE/UFCG). Graduada em Letras/Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Foi professora de Língua Portuguesa na Rede Municipal de Ensino de Campina Grande (PB). Atuou como Professora Substituta no Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Atuou, também, como professora de Língua Portuguesa na Rede Privada de Campina Grande (PB) e revisora de textos. Participa do projeto de pesquisa: “Fundamentos para o ensino do léxico na Educação Básica: análise de orientações teórico-metodológicas para o ensino de língua portuguesa”. Atualmente, tem se dedicado às atividades de pesquisa como doutoranda em Linguagem e Ensino (PPGLE/UFCG) e integrante do Grupo de Estudos em Língua Portuguesa (GELP/UFCG). Seus interesses de pesquisa estão voltados para a área de Linguística com foco nas áreas de Análise Linguística, Educação Linguística e Linguística de Texto.
Maria Aline Rodrigues Bezerra
Doutoranda e Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE/UFCG). Graduada no curso de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Atuou como professora de Língua Portuguesa na Rede Municipal de Ensino de Alagoa Grande (PB). Atualmente, é integrante do Grupo de Estudos em Língua Por-tuguesa (GELP-UFCG). Tem interesse e desenvolve pesquisas na área da Linguística Aplicada sobre os temas: léxico, seleção lexical, redação vestibular, ensino e formação docente.
CAPÍTULO 1
Perspectivas para o trabalho com os conhecimentos linguísticos na aula de português
Evanielle Freire
CAPÍTULO 2
Formações continuadas e o eixo Análise Linguística: um diálogo necessário
Carlos Eduardo B. Alves
CAPÍTULO 3
Concepção de linguagem e variedades linguísticas no eixo de análise linguístico-semiótica: dos conceitos normativos às habilidades
Renata Cristina Alves Polizeli
Marcos Antonio Rodrigues
Silvia Regina Peres
CAPÍTULO 4
Habilidades de análise linguística/semiótica na Base Nacional Comum Curricular: práticas significativas ou instrumentais?
Camila Steinhorst
Francieli Matzembacher Pinton
CAPÍTULO 5
Análise linguística e práticas de estágio: uma relação necessária
Nedja Lima de Lucena
CAPÍTULO 6
Perspectiva(s) teórico-metodológica(s) de ensino de Análise Linguística/Semiótica no livro didático de português
Maria Aline Rodrigues Bezerra
Juliana Marcelino Silva
CAPÍTULO 7
Retrospecção de atividade de Análise Linguística em formação inicial
João Vitor Bezerra Laurentino
Williany Miranda da Silva
CAPÍTULO 8
A análise linguística em questões das provas do ENEM de 2018 a 2022
Shirlei Marly Alves
Ramón Crístian de Sousa Rios
CAPÍTULO 9
Perspectivas de estudo/ensino da seleção lexical sob a ótica das práticas de análise linguística
Carlos Roberto Gonçalves da Silva
CAPÍTULO 10
Abordagem da renovação lexical em videoaulas de língua portuguesa
Herbertt Neves
Gislayne Azevedo Dias