O português brasileiro em espaços digitais
O português brasileiro em espaços digitais
É visível a influência da internet sobre a sociedade moderna, sobretudo, para com a lingua(gem), pois, por meio dos muitos recursos modernos oferecidos pela web, temos também uma complexidade de novas práticas linguísticas. Nessa direção, o uso da lingua(gem), também, fora afetada pela tecnologia na contemporaneidade. Diante disso, concordamos com o pensamento de Crystal (2002, p. 103) quando destaca que “a internet nos proporcionou um meio linguístico novo, que oferece uma escala completamente nova de possibilidade de expressão, com dimensões inéditas de variação estilística e formas novas de enfocar o uso da língua”. Desse modo, tendo como foco o contexto brasileiro, este e-book reúne alguns artigos que investigam o uso do português brasileiro em espaços on-line.
ISBN: 978-65-89932-89-5
PÁGINAS: 137
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2023
DOI: 10.5281/zenodo.10379646
Disponível também:
Sobre os organizadores
Letícia Gantzias Abreu
Linguista; Professora substituta de Linguística na Universidade Federal do Maranhão (UFMA); Professora de Língua Portuguesa na educação básica; Doutora (2023) em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Mestra em Linguística (2019) e licenciada em Letras – Línguas portuguesa e espanhola (2017) pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA); Especialista em “Língua Portuguesa e Literatura” e “Gestão e docência no ensino superior”; Idealizadora e coordenadora do projeto de divulgação científica “Divulga Letras” na internet. Já participou como tutora online do Núcleo de Educação à Distância (NEAD), do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) pela UFMA. Além disso, atuou como pesquisadora no Projeto Atlas Linguístico do Maranhão (ALiMA) e no Grupo de Pesquisa em Tecnologia e Ensino – GPTECEN (UFMA). Atualmente, é pesquisadora em Linguagens e Literatura na internet, o texto escrito e falado em meio digital, o uso de mídias digitais e redes sociais no ensino do Português Brasileiro, entre outros aspectos da lingua(gem) no ciberespaço
Arielson Tavares
Doutorando em Linguística pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Mestre em Letras, área de concentração Descrição e Análise do Português Brasileiro, pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA (2022). Especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pelo Instituto de Ensino Superior Franciscano – IESF ( 2015 ), em Linguística Aplicada na Educação – FACULDADE ÚNICA (2021), em Ensino de Leitura e Produção Textual – FACULDADE ACESITA (2022), em Tecnologias Digitais e Inovação na Educação – FACULDADE ÚNICA (2021), em Educação Especial e Inclusiva – UEMA (2021). Possui Graduação em Licenciatura Plena em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa e Literatura – pela Universidade CEUMA (2013).Graduado em Licenciatura Plena em Pedagogia – UNINTER (2021). Atualmente, é Professor de Língua Portuguesa da Rede Estadual do Maranhão (SEDUC). Lecionou como Professor Substituto na Universidade Estadual do Maranhão-UEMA, nos anos de 2016 a 2018. Membro do Grupo de Estudos em Linguística Aplicada e Multiletramentos (GLAMULTI) – UFPI e do Grupo de Pesquisa em Tecnologia e Ensino (GPTECEN) – UFMA. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e em estudos linguísticos realizados nas redes sociais.
Sumário
Capítulo 1 – Leitura e escrita em tempos de internet: peculiaridades e reflexões pedagógicas
Natanael da Costa
DOI: 10.5281/zenodo.10379748
Capítulo 2 – O texto escrito em conversas compartilhadas no WhatsApp
Letícia Gantzias Abreu
DOI: 10.5281/zenodo.10379787
Capítulo 3 – O uso enunciativo dos pronomes eu, tu e você na escrita digital
Arielson Tavares
DOI: 10.5281/zenodo.10379854
Capítulo 4 – Sobreasseveramentos como elos semânticos empregados pelos interagentes do Facebook na construção dos sentidos
do texto digital
Wanessa Danielle Barbosa Soares
DOI: 10.5281/zenodo.10379882
Capítulo 5 – A modalidade deôntica na construção ser + preciso em jornais da web: uma análise funcional
Joelma Pereira Silva
DOI: 10.5281/zenodo.10379904
Capítulo 6 – Processos de referenciação e orientação argumentativa no Texto multimodal: um estudo nas tiras “Bichinhos de Jardim”
Francisco Pereira da Silva Fontinele
Maria Angélica Freire de Carvalho
DOI: 10.5281/zenodo.10379930