Mulher, identidade e discurso: visões plurais v.2
Mulher, identidade e discurso: visões plurais v.2
A obra "Mulher, identidade e discurso: visões plurais" visa pôr em relevo trabalhos, no âmbito da Literatura, da Análise do Discurso e das Ciências Humanas, que abordem lugares, representações e identidades da mulher. Considerando a identidade como uma criação sociocultural em constante elaboração e transformação, compreendemos que representações e identidades emergem na sociedade por meio de mecanismos discursivos e, portanto, indissociavelmente atrelados à linguagem. Em relação à construção de identidades femininas, sabemos que, durante muito tempo, em virtude do machismo e do patriarcado, a posição da mulher foi definida pela divisão sexual do trabalho, que lhe reservava o papel reprodutivo e o espaço privado. Todavia, embora a cultura patriarcal ainda estruture a sociedade, as transformações socioculturais, as quais se realizam por meio de práticas discursivas, ao propiciarem novas valorações e produzirem outras realidades, reverberam novos papéis femininos, gerando diferentes efeitos identitários. Diante disso, a obra reúne contribuições de pesquisadores que discutem a construção de representações e identidades da mulher em variadas esferas sociais: literatura, redes sociais digitais, jogos online, entre outras.
ISBN: 978-65-89932-50-5
PÁGINAS: 137
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2022
DOI: 10.52788/9786589932505
Disponível também:
Sobre as organizadoras
Marcela Regina Vasconcelos da Silva Nascimento
Doutora em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal da Paraíba (PROLING-UFPB). Professora Adjunta do Departamento de Letras do Centro de Artes e Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (CAC-UFPE). Docente do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS-UFPE). Pesquisadora líder do Núcleo de Estudos de Línguas e Discurso (NELD-UFPE-CNPq). Realiza pesquisas sobre enunciação, discurso, estudos de gênero e feminismos, gêneros discursivos, verbo-visualidade, argumentação e ensino de Língua Portuguesa.
Rosiane Maria Soares da Silva Xypas
Possui graduação em Letras Português/Francês pela Faculdade de Formação de Professores (1990), Mestrado em Teorias Literárias pela Universidade Federal de Pernambuco (2004), Mestrado em Didática de Francês Língua Estrangeira – Université Catholique de I’Ouest (2010) e Doutorado em Doctorat – Université de Nantes (2009). Pós-doutoramento em Didactique de la littérature em Rennes 2 (2019-2020). Atualmente é professora permanente do programa de Pós-gradução PPGEdu e do Mestrado Profissional PROLETRAS da UFPE e professor de magistério superior da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras atuando nos seguintes temas: compreensão. inferência. leitura., livro didático – intercultural – cultura – representações, imagens-leitura-modalidade, bilinguismo estético; vozes femininas; francofonia, poesia. luto. representações. cecília meireles. É membro da CLEFS-AMSUD e faz parte do Centre d’études de langues et littératures anciennes et modernes – CELLAM à Rennes 2.
Jaciara Gomes
Doutora em Linguística pela UFPE. Atua como professora adjunta na UPE/ Campus Garanhuns. Realiza pesquisas sobre práticas de letramentos culturais, bem como sobre o ensino de leitura e de escrita. É líder do grupo de pesquisa em Letramentos e Práticas Discursivas e Culturais (LEPDIC UPE/CNPq).
Sumário