Miríade: perspectivas em linguagem e sociedade
Miríade: perspectivas em linguagem e sociedade
A presente publicação reúne estudos teóricos e aplicados, de diferentes campos dos estudos linguísticos, que se dedicam a explorar distintos fenômenos implicados nas relações entre práticas de linguagem e práticas sociais, em contextos educacionais, políticos, midiáticos, tecnológicos e afins. A fim de melhor organizar a experiência da pessoa leitora, o livro é dividido em duas partes. A parte I, intitulada Linguagens, práticas sociais e miríades educacionais, reúne trabalhos que, a partir de diferentes marcos teóricos e pontos analíticos, se dedicam a investigar a educação linguística, seus objetivos, concepções, recursos e implicações com diferentes domínios sociais, a exemplo das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação. Os capítulos reunidos na parte II deste livro, Linguagens, práticas sociais e miríades identitárias, apresentam diferentes modos de focalizar o papel da linguagem nas diferentes possibilidades das constituições identitárias na sociedade contemporânea. Para tanto, as pessoas autoras acionam perspectivas discursivas de linguagem, advindas de diferentes disciplinas dos estudos linguísticos, e para além desse campo, aventando dimensões políticas, ideológicas e de poder que atravessam projetos identitários e as múltiplas semioses nas quais eles se manifestam.
ISBN: 978-65-5218-020-9
PÁGINAS: 254
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2024
DOI: 10.29327/5466616
Disponível também:
Sobre os organizadores
Danillo da Conceição Pereira Silva
Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Professor de Língua Portuguesa do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Campus Arapiraca. Líder do Nexus Lab – Laboratório de Pesquisa em Linguística Aplicada & Sociedade (IFAL/CNPq).
Sandra Araujo Lima Cavalcante
Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Professora de Língua Portuguesa do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Campus Arapiraca. E-mail: [email protected].
Sumário
Da linguística autônoma às linguísticas sociais: múltiplas perspectivas em linguagem e sociedade
Danillo da Conceição Pereira Silva
1. Os livros didáticos de Língua Portuguesa e as práticas de letramento: reflexões sobre as propostas pedagógicas para o 8º ano do ensino fundamental
Jaqueline Pedro da Silva
Silvio Nunes da Silva Júnior
2. TBL: recursos digitais e a aprendizagem baseada em equipes como forma de ensino-aprendizagem de inglês para fins específicos
Adryelle Alexandre dos Santos
Carlos Antônio Barbosa dos Santos
Judivan José Lopes
3. Relações colaborativas no programa Idiomas sem Fronteiras da UFAL: experiências do ensino remoto
João Pedro Moura dos Santos
Rosycléa Dantas
4. Scratch Day: limitações e possibilidadespara a implantação das tecnologias digitais no contexto das escolas estaduais de Arapiraca/AL
Beatriz Rodrigues Guimarães Barros
José Raimundo Pereira de Souza
5. Ensino Remoto Emergencial e o Ensino de Língua Portuguesa: implicações sobre as (não)aprendizagens dos jovens estudantes do ensino médio integrado no IFAL/Campus Arapiraca
Divanir Maria de Lima Reis
Maria Jussara da Silva
Rosana da Silva Santos
6. A descrição: entre o texto literárioe o texto técnico
Sandra Araujo Lima Cavalcante
Maria Inez Matoso Silveira
7. “Deixei de ser eu… deixei a minha essência”: narrativas estudantis sobre performatividades LGBTQIAPN+ e a projeção de atuação profissional de um/a licenciando/a
Ricardo Jorge de Sousa Cavalcanti
João Pedro Fradique de Lima
Gustavo Matheus Moreira de Gonzaga
8. Discurso, poder e mudança social: conflitos linguísticos, relações de interlocução e lutas por (re)conhecimento
Francisco Gonçalves da Conceição
Regysane Botelho Cutrim Alves
9. Comentários do Instagram em postagem do jornal Estadão como enunciados responsivos: um campo de confluência da linguística aplicada e das redes sociais
José Douglas da Silva Lima
10. A liberdade de expressão como forma de opressão: uma análise de discursos transfóbicos em redes sociais
Beatriz Rodrigues Guimarães Barros
José Raimundo Pereira de Souza
11. Quem tem medo do “todes”? Notas de pesquisa sobre ativismos linguísticos de gênero no Brasil contemporâneo
Danillo da Conceição Pereira Silva
Beatriz Firmino da Silva
Carlos Eduardo Santos Lima
Daniele Santana de Freitas