Linguística Aplicada e Ensino de Línguas: diálogos contemporâneos
Linguística Aplicada e Ensino de Línguas: diálogos contemporâneos
A coletânea “Linguística Aplicada e Ensino de Línguas: diálogos contemporâneos” reúne onze capítulos que demonstram resultados de pesquisas desenvolvidas por diversos pesquisadores e outros em formação, interessados em promover um diálogo com a linguística aplicada e o ensino de língua portuguesa, língua inglesa e interfaces com os estudos literários. Estes pesquisadores são também professores que atuam em diversas modalidades de ensino, tais como: educação básica, graduação, cursos de pós-graduação lato sensu e programas de pós-graduação stricto sensu (Mestrado e Doutorado). Portanto, no exercício docente cada professor-pesquisador que contribui para o debate propiciado por esta coletânea, significa e ressignifica a formação inicial e continuada de professores de línguas e o ensino-aprendizagem de línguas. Com esta coletânea esperamos projetar o fortalecimento da Linguística Aplicada e do Ensino de Línguas, apontando, assim, as contribuições dos professores-pesquisadores a revelar suas preocupações e perspectivas de trabalho.
ISBN: Impresso: 978-65-5218-005-6 | Digital: 978-65-5218-008-7
PÁGINAS: 266
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2024
DOI: 10.29327/5430234
Sobre os organizadores
Jane Cristina Beltramini Berto
Doutora em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (PLE-UEM) com Estágio Doutoral (sanduíche) na Universidade de Aveiro-Portugal (PSDE-CAPES-2014); Pós-Doutora em Crítica Cultural pela Universidade Estadual da Bahia – UNEB e em Letras pela Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO (CNPq-Fundação Araucária). Docente Adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE. Participa dos Grupos de Pesquisa: Interação e Ensino (UNICENTRO/CNPq) e do Observatório da Escrita (UNEB), e do Grupo de Estudo/Pesquisa em Linguagem e Educação – GEPLE (UFRPE/CNPq), como líder no período de 2018 a 2022. Pesquisas em ensino de língua materna, escrita/revisão e reescrita; documentos curriculares; formação docente e Educação do Campo. E-mail: [email protected]
Jonathas de Paula Chaguri
Doutor em Educação e realizou estágio de pós-doutoramento em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). É Professor Adjunto no Curso de Pedagogia e Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da Universidade de Pernambuco, Campus Mata Norte (UPE). Participa do Grupo de Pesquisas e Estudos História da Educação, Intelectuais e Instituições Escolares (GEPHEIINSE – GT HISTEDBR MARINGÁ) da UEM; Grupo de Estudo Étnico-Racial e Ambiental (GERA) da UPE-Campus Mata Norte e do Grupo de Pesquisas e Estudos em Linguagem e Educação (GEPLE) da UFRPE-Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST), cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. É associado da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE), Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). E-mail: [email protected]
Cristiane Malinoski Pianaro Angelo
Doutora em Letras pela Universidade Estadual de Maringá, com Pós-Doutorado pela mesma instituição. Docente do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO. Líder do Grupo de Pesquisa Interação e Ensino (UNICENTRO/CNPq). E-mail: [email protected]
Sumário
APRESENTAÇÃO – Diálogos com a Linguística Aplicada e ensino de línguas: conversas com pesquisadores
Jonathas de Paula Chaguri
Jane Cristina Beltramini Berto
Cristiane Malinoski Pianaro Angelo
CAPÍTULO 1 – Vozes e saberes docentes em relatos de diário na formação inicial em língua inglesa
Ana Kellen Ribeiro Weng
Lidia Stutz
CAPÍTULO 2 – Por uma Educação Linguística Afroperspectivista: (re)pensando língua/linguagem em aulas de língua inglesa
João Paulo de Souza Araújo
Lucas Gustavo do Nascimento Rigonato
CAPÍTULO 3 – O processo de escrita: alguns apontamentos sobre produção textual, revisão e reescrita nos anos inicias
Tatiane Dark dos Santos Souza
Jane Cristina Beltramini Berto
CAPÍTULO 4 – Cartilha do participante enquanto gênero do discurso: um estudo sobre a compreensão responsiva do leitor
Denilton André de Souza
Fátima Soares da Silva
CAPÍTULO 5 – Uma proposta de atividade lúdica nas aulas de língua portuguesa no 4º ano das séries iniciais do ensino fundamental
Gerson Rosa da Silva
Jonathas de Paula Chaguri
CAPÍTULO 6 – Atividades de gramática no livro didático de língua portuguesa
Célia Maria Medeiros Barbosa da Silva
Maria de Fátima Silva dos Santos
CAPÍTULO 7 – Relações étnico-raciais e discurso racista no futebol: por uma proposta didática
Vinícius Nicéas do Nascimento
Maria Sirleidy Cordeiro
CAPÍTULO 8 – O texto motivador da prova de redação do vestibular: uma análise em perspectiva dialógica
Sérgio de Andrade
Cristiane Malinoski Pianaro Angelo
Jane Cristina Beltramini Berto
CAPÍTULO 9 – Pontes culturais: uma reflexão sobre o projeto “Parceiro linguístico, conversação e mediação intercultural em português brasileiro para estrangeiros” a partir dos diários de bordo
Tatiani Daiana de Novaes
Jesús Alfonso Cárdenas Páez
CAPÍTULO 10 – Crônica Visual: literatura e Instagram em sala de aula
Keila Vieira de Lima
CAPÍTULO 11 – “A Rola Encantada”: tema fraturante e a formação do leitor na sala de aula
Nefatalin Gonçalves Neto
Fernando Mauro de Oliveira