Linguagem jurídica: produção textual, direito e argumentação v.3
Linguagem jurídica: produção textual, direito e argumentação v.3
Em seu volume 3, esta coletânea congrega artigos provenientes de trabalhos de conclusão de curso da turma 2023/1, terceira turma do Curso de Especialização em Linguagem Jurídica (LINJUR) da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais. Ao representar uma conquista acadêmica importante para os autores, a obra também procura modestamente cumprir a função de aproximar a comunidade ao trabalho produzido no curso. Ela também busca servir de encorajamento aos alunos concluintes para que continuem a perseguir o aperfeiçoamento profissional e acadêmico, sempre desejáveis e cada vez mais necessários, principalmente frente às rápidas mudanças dos tempos presentes.
Disponível também:
Ana Larissa Adorno Marciotto Oliveira
Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006), com pós-doutorado pela Universidade de Lancaster, Inglaterra e pela Universidade de Southampton, Inglaterra. É professora Associada da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pesquisadora bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Coordenadora do LINJUR.
Luiz Francisco Dias
Doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e pós-doutor pela Universidad de Buenos Aires, Argentina. É professor Titular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pesquisador bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É vice-coordenador do LINJUR.
Isabel Peixoto dos Santos
Graduanda em Letras – Português e membro do GEPTED-CNPq (Grupo de Estudos sobre Pragmática, Texto e Discurso), ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atua no LINJUR como tutora das disciplinas.
COMBATE À DESINFORMAÇÃO NO PROCESSO ELEITORAL BRASILEIRO: ANÁLISE DA RESOLUÇÃO N.º 23.714, DE 2022
Antônio Afonso Pereira Júnior
Ana Lúcia Tinoco Cabra
O RACISMO LINGUÍSTICO COMO MANIFESTAÇÃO DO RACISMO ESTRUTURAL
Esdras Neemias Freitas Gavião
Márcia Cristina de Brito Rumeu
REFLEXÃO CRÍTICA COMO UM JUIZ OU JURISTA NEGRO SOBRE DECISÕES JUDICIAIS CONTRÁRIAS ÀS DECISÕES DAS BANCAS DE HETEROIDENTIFICAÇÃO – NECESSIDADE DE RETEXTUALIZAÇÃO/REESCRITA
Grigório Carlos dos Santos
Ana Lúcia Tinoco Cabral
UMA ANÁLISE HERMENÊUTICA DO ART. 142 CRFB/88: A INTERPRETAÇÃO DA ANÁLISE DO DISCURSO DOS ATORES PÚBLICOS E A SEMIÓTICA DO PODER
Marco Aurélio de Brito
Ana Larissa Adorno Marciotto Oliveira
IMPOLIDEZ NO AMBIENTE DIGITAL: MEDIDAS IMPLEMENTADAS PELO INSTAGRAM PARA EVITAR O DISCURSO DE ÓDIO NA REDE
Maria Clara de Neto Sales Oliveira
Monique Vieira Miranda
TERMOS TÉCNICOS JURÍDICOS E A IMPRENSA BRASILEIRA: INCORREÇÕES NA ADAPTAÇÃO DA LINGUAGEM JURÍDICA NO JORNAL O TEMPO
Vinícius Fernandes Reis
Fabiana Meireles de Oliveira