Letramentos: perspectivas plurais
Letramentos: perspectivas plurais
Dentre os múltiplos caminhos de pesquisa que podem ser percorridos a partir do conceito “Letramento”, este livro apresenta um potente panorama de reflexões que exploram as possibilidades desse termo. Encontramos aqui estudos que contemplam desde os letramentos literários, os letramentos digitais e os letramentos midiáticos até os letramentos estatísticos e científicos, todos indicando questionamentos e abordagens de profissionais da educação inquietos, principalmente, com os desafios cotidianos em torno das práticas na educação básica. Resultado de pesquisas da primeira turma do curso de Pós-Graduação em Práticas de Letramento do IFRJ, realizadas entre 2019 e 2022, no campus São João de Meriti, o conjunto de textos aqui reunidos sinaliza que, em cada pesquisa, houve um olhar sensível e atento de docentes empenhados em compreender as dinâmicas sociais de seus contextos profissionais; sinalizando, também, a importância em fomentar o diálogo constante entre academia e escola. Longe de propor sínteses definitivas para a complexidade de situações que permeia a educação brasileira, esta obra convida o leitor a refletir sobre temas que, embora partam de recortes particulares, refratam indagações coletivas e podem, certamente, contribuir nos estudos de professores interessados em investigar melhor seus próprios espaços de atuação.
- Prof. Dr. Diego Domingues (Colégio Pedro II)
ISBN: Digital: 978-65-5218-006-3 | Impresso:
PÁGINAS: 274
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2024
DOI: 10.29327/5425538
Disponível também:
Sobre os organizadores
Maria Aparecida Gomes Ferreira
Bacharel e Licenciada em Português-Inglês (UFRJ), Mestre e Doutora em Linguística Aplicada (UFRJ). Atualmente, é professora de inglês instrumental do IFRJ, em cursos de Ensino Médio Integrado de Informática e Meio Ambiente (no campus Arraial do Cabo). Atua também no curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental e no curso de Pós-Graduação de Tecnologias Digitais Aplicadas ao Ensino (do mesmo campus ). Participa dos grupos de pesquisa PLELL (UFRJ) e PRINT (UNIRIO). Seus principais interesses de pesquisa envolvem reflexões sobre práticas de letramentos, estudos críticos da branquitude, interseccionalidades, racismo e sexismo algorítmicos e afrofuturismo.
Marcel Alvaro de Amorim
Mestre e Doutor em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Durante o doutorado, foi pesquisador visitante no Programa Modernity and Cultural Transfer da Aarhus Universitet, Dinamarca. Também realizou pesquisa de pós-doutoramento em Estudos Brasileiros no Brazil Institute do Kings College London, Inglaterra. É Professor Adjunto de Didática e Prática de Ensino de Português-Literaturas e Docente Permanente do Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É líder do Grupo de Pesquisas PLELL – Práticas de Letramento na Ensinagem de Línguas e Literaturas. Tem se dedicado a pesquisas sobre literatura e escola, leitura literária, práticas de letramentos literários e estudos da adaptação.
Sumário
Apresentação – Letramentos e formação continuada de professores no IFRJ-CSJM: o (re)desenho de uma proposta
Maria Aparecida Gomes Ferreira
Marcel Alvaro de Amorim
Capítulo 1 – Pacto narcísico da branquitude e Modelo Autônomo de Letramento: sobre a desumanização dos corpos-texto não brancos
Suzencarla de Barcellos Fernandes
Capítulo 2 – Leitura e letramentos no material didático: uma análise dos exercícios da apostila eleva
Filipe Costa Pinheiro
Capítulo 3 – Letramento literário na educação infantil: a proposta que (desen)canta da BNCC
Cerlandia Aguiar Barbosa
Capítulo 4 – Leitura literária e fanfiction: uma proposta de sequência didática sob a ótica do movimento “#FicaEspanhol!”
Walquíria Rodrigues Pereira
Capítulo 5 – Análise de experiências: a construção do letramento digital durante a pandemia de Covid-19
Marcela Souza da Costa
Patricia Grasel da Silva
Capítulo 6 – O bibliotecário escolar e sua contribuição no processo de letramento midiático
Carolina de Almeida Santana
Capítulo 7 – Letramento estatístico no 4º ano do ensino fundamental da SME/RJ: análise do material didático e reflexões para além do pensamento abissal
Érika da Silva Pereira
Isaque de Souza Rodrigues
Capítulo 8 – Letramento científico no ensino fundamental: percepções docentes em formação continuada
Rafaela Alves Luzia da Silva
Roni Costa Ferreira