Letramento Literário: propostas de trabalho com a literatura em sala de aula PIBID e PRP-UFAL Arapiraca
Letramento Literário: propostas de trabalho com a literatura em sala de aula PIBID e PRP-UFAL Arapiraca
Este e-book foi produzido por acadêmicos do Curso de Letras - Língua Portuguesa da Universidade Federal de Alagoas (UFAL/Arapiraca) que atuaram no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e no Programa Residência Pedagógica, durante o ciclo 2022-20024, bem como pelas coordenadoras dos respectivos projetos, Profa. Dra. Karla Renata Mendes e Profa. Dra. Eliane de Moura Vitorino Oliveira. Trazemos aqui as experiências vividas em duas escolas, por dois grupos de residentes, em que ambos apresentam resultados exitosos no ensino fundamental e no médio com o letramento literário. Os autores e textos aqui selecionados exemplificam a diversidade da produção literária brasileira e podem servir de inspiração ou ponto de partida para outros professores e pesquisadores. Assim, aliando a teoria à prática, o e-book configura-se como um registro das experiências vividas em sala de aula e visa constituir-se como um material de auxílio aos que se encontram em formação ou aos que já atuam como professores.
ISBN: 978-65-5218-017-9
PÁGINAS: 72
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2024
Disponível também:
Sobre as organizadoras
Karla Renata Mendes
Possui Graduação em Letras Português e suas Literaturas pela Universidade Estadual do Centro-Oeste e Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Paraná. É Doutora em Letras, com a tese intitulada “Navegando em mares lusitanos: diálogos transatlânticos entre Cecília Meireles e Portugal”, defendida na Universidade Federal do Paraná, com período de bolsa sanduíche na Universidade de Lisboa. Atualmente, é docente da área de Literatura, no curso de Letras, da Universidade Federal de Alagoas, campus Arapiraca, onde atua também coordenadora da área de TCC do curso.
Eliane Vitorino de Moura Oliveira
Docente na Universidade Federal de Alagoas, no Curso de Letras – Língua Portuguesa/Campus de Arapiraca e no Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura – PPGLL/FALE/UFAL. Doutora e Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL) com pesquisa na área de Sociolinguística Educacional. Especialista em Língua Portuguesa pela UEL, com capacitação em Ensino de Português Língua Estrangeira pela Universidade de Coimbra. Realizou estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura (PPGLL) da FALE/UFAL. Integra o GT Ensino e Aprendizagem na Perspectiva da Linguística Aplicada (EAPLA-ANPOLL).Participa dos projetos de pesquisa: GEDEALL – Discurso, Ensino e Aprendizagem de Línguas e Literaturas – FALE/UFAL; DALLT – Descrição e análise linguística, literatura e texto – UFAL Arapiraca. Atuou como Leitora do Brasil na Universidade de São Tomé e Príncipe entre 2014 e 2017. Atualmente, é Coordenadora Pedagógica do ensino de Português na Rede ISF/FALE/UFAL, editora-chefe da Revista Leitura, periódico quadrimensal do PPGLL/FALE/UFAL e Coordenadora de Estágio do Curso de Letras – Língua Portuguesa UFAL Arapiraca. Suas pesquisas se voltam para o ensino e a aprendizagem de Português, Língua Materna e Língua Estrangeira (PLE), pelo olhar da Sociolinguística Educacional e da Linguística Aplicada. https://orcid.org/0000-0002-0698-3795. E-mail para contato: [email protected]
Sumário
APRESENTAÇÃO
A LITERATURA NEGRA FEMININA EM SALA DE AULA: PIBID UFAL/ARAPIRACA E O LETRAMENTO LITERÁRIO EM AÇÃO
Ana Vitória Souza BEzerra
Anderson Oliveira Ramos
Clarissy Ferreira da Silva
Isaac dos Santos Araújo
Iris Estefany Martins
Karla Renata Mendes
Maria Alice Ferreira da Silva
Paula Vitória Silva de Menezes
Wendel Ferreira Silva Lopes
O TEAR DA MEMÓRIA: A LITERATURA ANCESTRAL DE RAI SOARES
Maria Alice Ferreira da Silva
Wendel Ferreira Silva Lopes
Karla Renata Mendes
A FORMAÇÃO DO ALUNO-LEITOR NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO: EXPLORANDO A LEITURA LITERÁRIA ATRAVÉS DO PROJETO ‘DESVENDANDO LETRAS’
Beatriz Laíza Lira Oliveira
Flávia Alessandra Rodrigues de Souza
Eliane Vitorino de Moura Oliveira
A LITERATURA NEGRA EM PERSPECTIVA: FORTALECENDO O LETRAMENTO LITERÁRIO E A CONSCIÊNCIA CULTURAL DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE ARAPIRACA (AL)
Bruno Lima Barros
Eduardo Costa Cavalcante
Ingridy da Paixão dos Santos
Eliane Vitorino de Moura Oliveira