Formação docente e educação em Ciências da Natureza: dimensões teóricas, práticas e políticas
Formação docente e educação em Ciências da Natureza: dimensões teóricas, práticas e políticas
O livro em tela, intitulado “Formação docente e Educação em Ciências da Natureza: dimensões teóricas, práticas e políticas”, organizado pelos professores Doutores Joaklebio Alves da Silva e Waldemar Borges de Oliveira Júnior, traz um compilado de 10 (dez) pesquisas que dialogam com o campo da Educação em Ciências e suas diversas interfaces e temáticas. Dentre estas, as produções dispõem de dados e argumentos da literatura especializada sobre Educação Escolar Quilombola, Educação para as Relações Étnico-Raciais, Aprendizagem Baseada em Problemas, Didática da Ciência e Processos de ensino e aprendizagem de Física. Não somente essas, mas todas as pesquisas aqui apresentadas contribuem para consubstanciar uma área de conhecimento que também é basilar para a formação cidadã e para uma sociedade que cada vez mais necessita de sujeitos ativos e críticos frente aos problemas sociais.
Disponível também:
Joaklebio Alves da Silva
Professor Adjunto da Universidade Federal de Campina Grande, lotado na Unidade Acadêmica de Educação do Centro de Formação de Pro-fessores (UAE/CFP/UFCG). Doutor em Ensino de Ciências e Matemática (PPGEC/UFRPE) com Pós-Doutorado em Educação (PPGE/UFPB/FAPESQ). É vice-líder do Grupo de Pesquisa em Formação e Prática Pedagógica de Professores de Ci-ências e Biologia da UFRPE (FORBIO/CNPq) e do Grupo de Estudos e Pesquisas so-bre Relações Étnico-Raciais e Ensino de Ciências e Biologia da UNIFESSPA (GEPR-REC/CNPq). Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências, Educação Matemática e Tecnológica da UFCG (GPECEMAT/CNPq). E-mail: joakle-bio.silva@gmail.com.
Waldemar Borges de Oliveira Júnior
Professor Adjunto da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), atuando no Instituto de Estudos do Xingu (IEX) no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Doutor em Educação em Ciências e Matemáticas (UFPA). É Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Étnico-Raciais e Ensino de Ciências e Biologia (GEPRREC/UNIFESSPA) e pesquisador do Nú-cleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais (Núcleo GERA-NEAB/UFPA). Têm experiência na área de Educação com ênfa-se nos seguintes temas: Processo de Ensino e Aprendizagem; Metodologias no Ensi-no de Ciências e Biologia; Estágio Supervisionado e Formação de professores(as) e Relações Étnico-Raciais na Escola Básica e Universidade.
1. Ensino de ciências e a formação continuada de professores(as) da Educação Escolar Quilombola sob o viés da Etnobiologia
Joaklebio Alves da Silva
2. Um olhar para a Educação das Relações Étnico-Raciais no Projeto Político-Pedagógico de uma instituição pública na Amazônia
Waldemar Borges de Oliveira Júnior
Jesliane Freitas de Souza
3. Oficinas de Física como estratégia do professor surdo em formação à alunos com necessidades educacionais especiais no município de Parintins/AM
Isaqueu da Silva e Silva
Edilson Barroso Gomes
Francisca Keila de Freitas Amoedo
Isabel do Socorro Lobato Beltrão
Bianca Maria Pereira de Azevêdo
4. Construções conceituais sobre a Aprendizagem Baseada em Problemas na formação continuada de professores de Ciências da Natureza
Judimar Teixeira da Silva
Ivoneide Mendes da Silva
5. Educação Ambiental nas escolas: importância, desafios e práticas educativas
Glaudemir Santos Leite
Ricardo Brauer Vigoderis
João Manoel da Silva
Monica Lopes Folena Araújo
6. Didática da Ciência na Concepção de Professores do Ensino Fundamental do Interior Paulista
Luísa Vilas Boas Simirio
Adrielly Pereira Ansanelo
Carlos Eduardo Laburú
Álvaro Lorencini Júnior
7. Oficina de Física para estudantes com dificuldade de aprendizagem no ensino médio em Parintins/AM
Edilson Barroso Gomes
Franciane Souza Meireles
Francisca Keila de Freitas Amoedo
Isabel do Socorro Lobato Beltrão
Bianca Maria Pereira de Azevêdo
8. O uso do aplicativo Kahoot como instrumento pedagógica no ensino e aprendizagem de Física na escola básica
Edilson Barroso Gomes
Francimara Lima da Silva
Francisca Keila de Freitas Amoedo
Isabel do Socorro Lobato Beltrão
Bianca Maria Pereira de Azevêdo
9. Papo científico: o uso do podcast como uma ferramenta didática para os alunos participantes dos Itinerários Formativos no Novo Ensino Médio
Maria Izabel de Souza Rocha Cicero
Filipe Gutierre Carvalho de Lima Bessa
Cícero Magerbio Gomes Torres
Norma Suely Ramos Freire Bezerra
Livanio Cruz dos Santos
10. A realidade virtual como instrumento pedagógica no Ensino de Física na escola básica amazonense
Marcus Vinicius Ribeiro de Souza
Francisco Otávio Miranda Farias
Edilson Barroso Gomes
Francisca Keila de Freitas Amoedo
Isabel do Socorro Lobato Beltrão