Educação Matemática e práticas pedagógicas: diálogos entre teoria e sala de aula
Educação Matemática e práticas pedagógicas: diálogos entre teoria e sala de aula
A Educação Matemática consolidou-se como uma perspectiva de desenvolvimento de pesquisas no âmbito acadêmico-científico, abarcando consigo múltiplos enfoques teóricos e, consequentemente, diversificadas possibilidades metodológicas (tanto no âmbito da pesquisa quanto na prática pedagógica). Tendo em vista essa multiplicidade de abordagens, nosso intuito com esta obra, intitulada Educação Matemática e Práticas Pedagógicas: diálogos entre teoria e sala de aula, é evidenciá-las de modo a tecer dialéticas entre as dimensões teóricas e práticas acerca dessas perspectivas e suas interfaces com a prática docente.
ISBN: 978-65-89932-80-2
PÁGINAS: 242
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2023
Sobre o organizador
Jorge Williams Cunha Ferreira
É licenciado em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens pela Universidade Federal do Pará (2016). Licenciado em Pedagogia pelo Centro Universitário ETEP (2022). Aperfeiçoado em Tecnologias Educacionais pela Universidade Federal de São Carlos (2018) e em Educação e Tecnologia pela Secretaria de Educação Básica SEB/MEC (2022). Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (2021). Doutorando em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (atual). Tem interesse nas linhas de pesquisa: Formação de Professores, Educação, Ensino, Educação Matemática e Científica, Didática da Matemática, Ensino de Ciências e Matemática.
Sumário
CAPÍTULO 1
O problema didático do ensino de multiplicação e divisão
Jorge Williams Cunha Ferreira
Cláudia Fernandes Andrade do Espírito Santo
José Messildo Viana Nunes
CAPÍTULO 2
A utilização do jamboard na prática docente: um olhar para o ensino da equação do 2º grau
Renato Duarte Gomes
Ananias Félix da Silva
Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita
CAPÍTULO 3
Trajetória hipotética de aprendizagem para o ensino de função exponencial via resolução de problemas
Iara Souza Doneze
Marcelo Carlos de Proença
CAPÍTULO 4
Proposta pedagógica para o estágio supervisionado de matemática no ensino remoto emergencial
Paula Patrícia Barbosa Ventura
CAPÍTULO 5
Princípios epistemológicos da inovação em Educação Matemática
Luciano Sant’Ana Agne
CAPÍTULO 6
Tecnologias da informação e comunicação no ensino de comunidades da Amazônia Ocidental
Wenden Charles
CAPÍTULO 7
O ensino de matemática na educação de jovens e adultos
Elivaldo Serrão Custódio
CAPÍTULO 8
Tendências contemporâneas em Educação Matemática: um conhecimento relevante para o planejamento das aulas de matemática
Ana Paula Bezerra da Silva
CAPÍTULO 9
Inclusão e acessibilidade para professores de salas regulares e de atendimento educacional especializado: cotejo entre a legislação e o cotidiano docente no ensino de matemática
Juliana de Cássia Gomes da Silva
Fatima Maria Leite Cruz
Wilma Pastor de Andrade Sousa