Educação, Linguística e Literatura: múltiplas faces do ensino
Educação, Linguística e Literatura: múltiplas faces do ensino
Este terceiro volume do Educação, Linguística e Literatura: múltiplas faces do ensino é mais um movimento, de tanto outros. que tem o mesmo objetivo: publicar textos de graduandos. Como disse a Profa. Dra. Ivana Carla Oliveira Sacramento, no volume II, esses movimentos nasceram “do desejo de estudantes em publicizar as suas pesquisas, principalmente, por perceberem que essas não devem ficar em prateleiras da universidade, mas que fazer pesquisa tem uma função social” (Sacramento, 2020, p. 7); e essa função social só é alcançada quando os textos são publicados – como ressaltou a professora.
ISBN: 978-65-89932-56-7
PÁGINAS: 353
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2022
Disponível também:
Sobre os organizadores
Jacson Silva
Mestrando em Estudos Linguísticos (PPGEL/UEFS) e graduado em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e respectivas literaturas (UNEB). Tem interesse na área de sintaxe do Português, particularmente do Português do Brasil e suas vertentes rurais. Fez parte do Grupo de Pesquisa Mente e Linguagem (UNEB) e do Grupo de Pesquisa Fala e Contexto no Português Brasileiro (UNEB) – linha de pesquisa em Variação e Mudança. Atualmente é membro do Grupo de Pesquisa Plataforma de Corpus Eletrônico de Documentos Históricos do Sertão (UEFS) – linha de pesquisa em Estudo sócio-histórico e linguístico.
Eugênia Mateus de Souza
Mestre em Literatura e Diversidade Cultural (UEFS). Especialista em Linguística Aplicada ao Ensino da Língua Materna (UEFS), em Estudos Literários (UEFS), em Educação à Distância (UNEB) e em Teorias de Psicanálise (Sociedade Baiana de Psicanálise/FARJ). Professora de Literatura (UNEB).
Dayane Moreira Lemos
Doutoranda do Programa de pós-graduação em Estudos Linguísticos, da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS); Mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2014); Especialização em Estudos Linguísticos e Literários pela Universidade Federal da Bahia (2012); Graduação em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia (2010). Atualmente é professora de Linguística da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus XVI – Irecê/BA. Tem experiência como docente na área de Linguística, com ênfase na história da língua portuguesa e diversidade linguística.
Rebeca de Oliveira Silva
Graduada em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas (UNEB).
Sumário
| EDUCAÇÃO
1 – O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ERA DIGITAL
Fabíola Cerqueira Silva
Jureia Maria Ferreira da Silva
2 – AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Maíra Souza Araújo
Jureia Maria Ferreira da Silva
3 – OS MULTILETRAMENTOS E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA
Jaciara Ferreira de Almeida Matos
Jureia Maria Ferreira da Silva
4 – O MOVIMENTO ESCOLA SEM PARTIDO E A (RE)CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DO PROFESSOR NA SOCIEDADE BRASILEIRA DO SÉCULO XXI
Andrei Ribeiro
Cláudia Maris Tullio
5 – AUTOR E SUJEITO DE PESQUISA: AS MEMÓRIAS DO PROCESSO DE FORMAÇÃO 114
Eunice Oliveira de Sena
Janine Fontes de Souza
| LINGUÍSTICA
6 – A VARIÁVEL CONCORDÂNCIA VERBAL DE TERCEIRA PESSOA DO PLURAL: CONTRIBUIÇÕES PARA O PERFIL SOCIOLINGUÍSTICO DA COMUNIDADE DE REMANESCENTES QUILOMBOLAS DE LAGOINHA
Alex Porfiro da Silva
Dayane Moreira Lemos
7 – A VARIAÇÃO LEXICAL NO ATLAS LINGUÍSTICO DO PARANÁ: UMA ANÁLISE DAS DESIGNAÇÕES PARA “CHUVA”
Daniele Rodighero Martins
Sandra Mara da Silva Marques Mendes
Cindy Mery Gavioli-Prestes
8 – MÚSICA COMO POPULARIZAÇÃO DE GÍRIAS: ANALISANDO AS MAIS TOCADAS
Kelly Cristina Gomes
Sandra Mara da Silva Marques Mendes
Cindy Mery Gavioli-Prestes
9 – ANÁLISE LINGUÍSTICA DISCURSIVA: CRIMES DE ÓDIO NA REDE SOCIAL FACEBOK CONTRA A COMUNIDADE LGBTQIA+
Érica Cristine dos Santos Lima
Cláudia Maris Tullio
10 – A CONSTITUIÇÃO DE ENUNCIADOS: UM OLHAR SOBRE FORMAÇÃO NOMINAL E ARTICULAÇÃO ENUNCIATIVA EM “FEITO POR BRASILEIROS”, “FEITO AQUI” E “FEITO POR GENTE”
Michelen Aparecida Zortéa
Luciana Fracassi Stefaniu
11 – O MEME E O “CIDADÃO DE BEM”: UM OLHAR ENUNCIATIVO
KamillaTratsch Gula
Luciana Fracassi Stefaniu
| LITERATURA
12 – NONADA, UM QUASE APAGAMENTO DO EU: AS TRAVESSIAS
Rebeca de Oliveira Silva
Eugênia Mateus de Souza
13 – A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NOS CONTOS “AMOR” E “A FUGA”, DE CLARICE LISPECTOR
Gabriela Carneiro Maciel
Lilian Almeida de Oliveira Lima