Educação infantil, tecnologias digitais e trabalho docente: análises e relatos pedagógicos durante a pandemia da Covid-19
Educação infantil, tecnologias digitais e trabalho docente: análises e relatos pedagógicos durante a pandemia da Covid-19
Esta obra buscou indicar como a pandemia da covid-19 impactou a Educação Infantil, na cidade de Bom Jesus do Itabapoana, discutindo fatores como: medidas de isolamento físico; aumento e velocidade de propagação e contaminação do vírus; medidas de prevenção e cuidados; informação e vacina, foram determinantes na escolha de estratégias de aprendizagem, elaboração de conteúdo, currículo e tomada de decisão em relação à continuidade da Educação Infantil durante esse período.
ISBN: 978-65-5218-013-1
PÁGINAS: 96
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2024
DOI: 10.29327/5420611
Disponível também:
Sobre a autora
Jussara de Paula da Silva Moura
Possui mestrado em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF-Brasil), graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2018), graduação em Educação física pela Universidade Luterana do Brasil (2020), graduação em História – FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE (2023), graduação em Licenciatura em Matemática pela Faculdade IBRA de Brasília (2022) e graduação em Licenciatura em Letra-Português pela ASSOCIAÇÃO DE DOCENTES DA UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ (2020). Atualmente é funcionária pública da Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes e tutora da Fundação CICIERJ.
Cristiana Barcelos da Silva
Possui pós-doutorado, doutorado e mestrado em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF-Brasil) com estágio de doutoramento no exterior na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa (UNL-Portugal) via Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (CAPES/PSDE-2017). Lidero o grupo de pesquisa “Núcleo Interdisciplinar em Acesso, Permanência, Apoio, Inclusão e Evasão (NIAPAIE) certificado pelo Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Cnpq). Sou especialista em “Educação Especial” pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI-Brasil), em “Língua Brasileira de Sinais” pela Faculdade São Luís (FSL-Brasil) e “Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos” (PROEJA) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF-Brasil). Licenciada em Pedagogia pela UENF, em Língua Portuguesa pela Rede Claretiano de Ensino (RCE-Brasil) e Letras-Libras pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Sou Avaliadora do Ministério da Educação (MEC) para os cursos de Licenciatura em Pedagogia e Letras, como membra do Banco de Avaliadores-BASis/INEP/MEC. Atuo como Professora Visitante no Programa de Pós-Graduação em Cognição e Linguagem (PGCL/UENF) onde orientando pesquisas em nível de mestrado e doutorado. Sou docente efetiva junto ao Departamento de Educação, Linguística e Letras na Universidade do Estado de Minas Gerais (DELL-UEMG/Carangola),coordeno o Núcleo de Apoio do Estudante (Nae-Carangola) e oriento pesquisas em nível de graduação. Sou orientadora voluntária no Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ) orientando trabalhos acadêmicos de conclusão de curso, na Licenciatura em Pedagogia na modalidade Ead.
Sumário
Apresentação
1 Reflexões acerca do ensino na educação infantil
1.1 A primeira etapa da Educação Básica – Educação Infantil
1.2 Impacto da pandemia do novo Coronavírus na Educação Infantil
1.3 Métodos de ensino na Educação Infantil durante a pandemia da covid-19
2 contexto de uma necessidade: tecnologias digitais na educação
2.1 As TDICs na Educação Básica
2.2 As TDICs na Educação Infantil
2.3 As TDICS e a formação docente atual
3 perfeiçoamento do docente da educação infantil durante a pandemia da Covid-19
4 Procedimentos metodológicos
4.1 Local da pesquisa, definição da população e amostra
4.2 Metodologia de coleta de dados
4.3 Avaliação dos documentos nacionais que regularam a Educação Infantil durante a pandemia da covid-19
4.4 Avaliação dos documentos municipais que regularam a Educação Infantil durante a pandemia da covid-19 (análise da resolução/semeel/bji nº02, de 22 de junho de 2020)
4.5 Análise das estratégias de ensino adotadas na Educação Infantil durante a pandemia da covid-19
4.6 Análise do aperfeiçoamento do corpo docente da Educação Infantil durante a pandemia da covid-19
4.7 Avaliação da utilização das TDICs na Educação Infantil na cidade de Bom Jesus de Itabapoana
5 Resultados e discussões
5.1 Análise dos questionários
5.2 Análise das entrevistas
Conclusão
Referências
Apêndices