Educação em Ciências no Brasil: interlocuções entre a universidade e a educação básica
Educação em Ciências no Brasil: interlocuções entre a universidade e a educação básica
Este e-book traz em seu cerne capítulos que dialogam sobre os desdobramentos do Ensino de Ciências e suas possíveis interlocuções com a Escola Básica e a Universidade. A produção é composta por 8 textos, os quais apresentam, por meio de aporte teórico-metodológico e literatura especializada, a importância do enfrentamento dos problemas sociais, ambientais, e não menos meritório, das práticas pedagógicas e da formação de quadros para a Educação Básica. Destarte, as produções que incorporam este livro apresentam discussões do campo do Ensino de Ciência que se fazem presentes nas relações entre os agentes escolares, como: relações étnico-raciais; recursos hidrológicos; educação ambiental; formação inicial e continuada de professores; práticas pedagógicas e Base Nacional Curricular Comum (BNCC).
Waldemar Borges de Oliveira Júnior
Doutor em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (UFPA). É professor do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto de Estudos do Xingu (IEX) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). É Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais (NEAB/GERA/UFPA).
Adriana Marques de Oliveira Miranda
Licenciada Plena em Ciências Naturais, mestra em Ciências e Meio Ambiente (Universidade Federal do Pará/UFPA), doutoranda em Educação em Ciências e Matemáticas pelo Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas – PPGECM / IEMCI-UFPA. Trabalha no Laboratório de Óleos da Amazônia (LOA) da UFPA.
Brenda Gonçalves Fortes
Mestre em Educação pela UEPA. Pós-graduação em Docência do Ensino Superior pela Universidade do Estado do Pará. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (2007). Atualmente é Técnica em Educação pela SEDUC-PA. Assistente Técnica em Pedagogia pelo SENAC, na função de Gerente do Centro de Educação Profissional de Belém. Tem experiência na área de Educação, com ênfase no Ensino Superior. Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais – GERA.
Veruschka Silva Santos Melo
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2005) e Especialização em Educação em Ciências e Matemática com ênfase em Educação Infantil do programa EDUCIMAT/UFPA (2009). Mestra do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Matemática na linha de pesquisa Educação em Ciências, pela UFPA (2015). Doutora em Educação em Ciências e Matemática pelo programa de Pós-graduação em Ciências e Matemática da Universidade Federal do Pará pelo Instituto de Educação Científica e Matemática (IEMCI/PPGECM, 2021). Atua profissionalmente como Técnica em Educação pela Secretaria de Educação do Estado do Pará e gestora da escola Técnica Profissionalizante de Curuçá é docente dos Anos Iniciais da Educação Básica no município de Curuçá (PA). Possui experiência na docência do Ensino Superior e Anos Iniciais da Educação Básica, assim como experiência de Coordenação e Gestão Pedagógica. Trabalha com pesquisa na área de Formação de professores no âmbito escolar e não escolar, populações tradicionais, saberes da tradição e da experiência e questões sociobiodiversas na Amazônia Paraense. eruschkamelo@gmail.com.
1. Apontamentos sobre o ensino de ciências para a ERER no ENPEC (2011-2021)
Waldemar Borges de Oliveira Júnior
Wilma de Nazaré Baía Coelho
2. A importância da captação e tratamento da água no cotidiano Marajoara
Lídia da Conceição Souza
Ivone Nazaré Monteiro de Moraes
Adriana Marques de Oliveira-Miranda
Waldemar Borges de Oliveira Júnior
3. O que a água significa para nós amazônidas e como ela se configura em nossas práticas pedagógicas? Um olhar a partir dos alunos da licenciatura integrada da UFPA
Veruschka Silva Santos Melo
Ariadne da Costa Peres
Elizabeth Diana Cardoso Santos Lukume
4. Extensão universitária em contexto ambiental: contribuições na promoção da educação ambiental e formação inicial docente nos cursos de Ciências Naturais e Ciências Biológicas
Maria Ludetana Araújo
Adegilson Abreu Lima
Leticia Raquel Amaro dos Santos
5. Educação ambiental no ensino médio: sequência didática problematizadora e contextualizada sobre mata ciliar
Suellen Maria Silva Dias
Emanuel Souto da Mota Silveira
6. O Ensino de Genética em perspectiva lúdica: Sequência didática fundamentada em jogo sobre tipagem sanguínea
Suellen Maria Silva Dias
Vitor Gabriel Pedro da Silva
Emanuel Souto da Mota Silveira
7. Meio ambiente: concepções a partir do olhar dos alunos de 6° ano de uma escola pública no município de São Miguel do Guamá/PA
Tainar Rocha Barreto
Jaíne Fernanda Jaques Miranda
Nelane do Socorro Marques da Silva
8. Base Nacional Comum Curricular e o Ensino de Ciências: reflexões sobre concepções docentes do município de Cametá-PA
Waldemar Borges de Oliveira Júnior
Diana Lopes Monteiro
Érica Vanessa Pereira Rodrigues
Jociane Gonçalves do Carmo