Debates sobre educação no Brasil: olhares interdisciplinares vol. 5
Debates sobre educação no Brasil: olhares interdisciplinares vol. 5
A obra Debates sobre educação no Brasil: olhares interdisciplinares volume 5 teve por finalidade dar visibilidade para o debate em torno da educação brasileira sob diversos olhares, isto é, como cada área do conhecimento (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens, Códigos, Matemática e suas Tecnologias) vem sendo aplicada no âmbito escolar, desde a educação básica ao ensino superior. Buscou-se discutir os entraves que historicamente assolam a educação, bem como os novos problemas que desafiam os educadores/as e educandos/as no cotidiano escolar.
ISBN: 978-65-89932-23-9
PÁGINAS: 246
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2024
DOI: 10.29327/5389399
Sobre os organizadores
Yuri Givago Alhadef Sampaio Mateus
DOUTOR em História (PPGHIS/UFMA), com financiamento da CAPES. MESTRE em História, Ensino e Narrativas pelo PPGHIST/UEMA, com financiamento da FAPEMA. ESPECIALISTA em Docência do Ensino Superior (2017) pelo Instituto de Ensino Superior Franciscano (IESF). GRADUADO em HISTÓRIA (licenciatura) pela UEMA, Bolsista pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC) (UEMA/FAPEMA). GRADUADO em PEDAGOGIA (licenciatura) pela FATEH. Membro do Núcleo de Estudos do Maranhão Oitocentista (NEMO) e Núcleo de Pesquisas e Estudos em Gênero e Educação do Maranhão (NUPEGEM).
Natasha Nickolly Alhadef Sampaio Mateus
DOUTORANDA em História pelo Programa de Pós-Graduação em História e Conexões Atlânticas: culturas e poderes (PPGHIS), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Desenvolve a pesquisa de doutorado intitulada: “A Educação como Estratégia de Evangelização e Conversão dos ?Infiéis? nas Obras de Ramon Llull: Doutrina para Crianças e o Livro do Gentio e dos Três Sábios (1274-1276)”, orientada pela Profa. Dra. Adriana Zierer, sob o financiamento da FAPEMA. MESTRE em História, Ensino e Narrativas pelo Programa de Pós-Graduação em História, Ensino e Narrativas (PPGHEN), atual Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIST), da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), sob o financiamento da FAPEMA. ESPECIALISTA em Psicopedagogia Institucional, Clínica e Ludopedagogia pela Faculdade ÚNICA (2020). ESPECIALISTA em Supervisão, Gestão e Planejamento Educacional (2019) e em Docência do Ensino Superior (2017) pelo IESF. Graduada em TEOLOGIA (Bacharel) (2015) e Graduada em PEDAGOGIA (licenciatura) (2017) pela Faculdade de Teologia Hokemah (Fateh). Graduada em HISTÓRIA (licenciatura) (2015) e Graduada em MÚSICA (licenciatura) (2022) pela UEMA. Bolsista de Iniciação Científica veiculada a BIC/UEMA no período de 2012 a 2013. Bolsista de Iniciação à Docência (PIBID) no período de 2014 a 2015. Vinculada ao Brathair – Grupo de Estudos Celtas e Germânicos.
Sumário
Capítulo 1 – Samba e identidade: um guia didático sobre a Era Vargas
Fabio Henrique Monteiro Silva
Thays Conceição de Jesus Barbosa Silva
DOI: 10.29327/5389399.1-1
Capítulo 2 – A utilização da música como ferramenta para o desenvolvimento da espiritualidade
Maria Jucilene Silva Guida de Sousa
Natasha Nickolly Alhadef Sampaio Mateus
DOI: 10.29327/5389399.1-2
Capítulo 3 – Letramento literário e multimodalidade: uma reflexão teórico-crítica da Base Nacional Comum Curricular para o ensino de literatura
Junior César Ferreira de Castro
Ana Julia Guimarães Carmo
Pamella Souza da Silva
DOI: 10.29327/5389399.1-3
Capítulo 4 – Enem em Libras: percurso histórico, acessibilidade e garantia de direito linguístico
João Batista Neves Ferreira
Denise Lino Denise Lino de Araújo
Shirley Barbosa das Neves Porto
DOI: 10.29327/5389399.1-4
Capítulo 5 – Língua brasileira de sinais (Libras): aspectos, desafios e a busca por uma educação inclusiva em prol do processo de aprendizagem
Emanoelly Carvalhal Ferreira
Aleandra Muniz Carvalhal de Queiroz Silva
Daniel da Silva
Larissa Moreira Pinto
Sinthia Moreira Silva
DOI: 10.29327/5389399.1-5
Capítulo 6 – O Ensino da Língua Inglesa para alunos surdos em uma escola pública de Manaus- AM: Caminhos e Desafios
Estevo Ferreira Paz Neto
Rafael Seixas de Amoêdo
DOI: 10.29327/5389399.1-6
Capítulo 7 – O Estágio Supervisionado na formação de docentes de línguas estrangeiras/adicionais: panoramas e perspectivas
Fábio Barbosa de Lima
DOI: 10.29327/5389399.1-7
Capítulo 8 – Projeto Refugiados: Entrelaçamentos possíveis entre as disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Educação Física
Mariana Backes Nunes
Márcia Cristina Pires Rodrigues
DOI: 10.29327/5389399.1-8
Capítulo 9 – O trabalho com a produção textual escrita no livro didático de português: análise do volume 1 da coleção “Projeto Lumirá”
Jorge Luís Lira da Silva
DOI: 10.29327/5389399.1-9
Capítulo 10 – A atuação da sociolinguística na aprendizagem de crianças com dificuldades de interação no contexto escolar e sua facilidade com a tecnologia
Emanoelly Carvalhal Ferreira
Aleandra Muniz Carvalhal de Queiroz Silva
Daniel da Silva
Larissa Moreira Pinto
Sinthia Moreira Silva
DOI: 10.29327/5389399.1-10