Debates sobre educação no Brasil: olhares interdisciplinares vol. 4
Debates sobre educação no Brasil: olhares interdisciplinares vol. 4
A obra Debates sobre educação no Brasil: olhares interdisciplinares volume 4 teve por finalidade dar visibilidade para o debate em torno da educação brasileira sob diversos olhares, isto é, como cada área do conhecimento (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens, Códigos, Matemática e suas Tecnologias) vem sendo aplicada no âmbito escolar, desde a educação básica ao ensino superior. Buscou-se discutir os entraves que historicamente assolam a educação, bem como os novos problemas que desafiam os educadores/as e educandos/as no cotidiano escolar.
ISBN: 978-65-89932-75-8
PÁGINAS: 188
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2024
DOI: 10.29327/5388563
Sobre os organizadores
Yuri Givago Alhadef Sampaio Mateus
DOUTOR em História (PPGHIS/UFMA), com financiamento da CAPES. MESTRE em História, Ensino e Narrativas pelo PPGHIST/UEMA, com financiamento da FAPEMA. ESPECIALISTA em Docência do Ensino Superior (2017) pelo Instituto de Ensino Superior Franciscano (IESF). GRADUADO em HISTÓRIA (licenciatura) pela UEMA, Bolsista pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC) (UEMA/FAPEMA). GRADUADO em PEDAGOGIA (licenciatura) pela FATEH. Membro do Núcleo de Estudos do Maranhão Oitocentista (NEMO) e Núcleo de Pesquisas e Estudos em Gênero e Educação do Maranhão (NUPEGEM).
Natasha Nickolly Alhadef Sampaio Mateus
DOUTORA em História pelo Programa de Pós-Graduação em História e Conexões Atlânticas: culturas e poderes (PPGHIS), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Desenvolve a pesquisa de doutorado intitulada: “A Educação como Estratégia de Evangelização e Conversão dos ?Infiéis? nas Obras de Ramon Llull: Doutrina para Crianças e o Livro do Gentio e dos Três Sábios (1274-1276)”, orientada pela Profa. Dra. Adriana Zierer, sob o financiamento da FAPEMA. MESTRE em História, Ensino e Narrativas pelo Programa de Pós-Graduação em História, Ensino e Narrativas (PPGHEN), atual Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIST), da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), sob o financiamento da FAPEMA. ESPECIALISTA em Psicopedagogia Institucional, Clínica e Ludopedagogia pela Faculdade ÚNICA (2020). ESPECIALISTA em Supervisão, Gestão e Planejamento Educacional (2019) e em Docência do Ensino Superior (2017) pelo IESF. Graduada em TEOLOGIA (Bacharel) (2015) e Graduada em PEDAGOGIA (licenciatura) (2017) pela Faculdade de Teologia Hokemah (Fateh). Graduada em HISTÓRIA (licenciatura) (2015) e Graduada em MÚSICA (licenciatura) (2022) pela UEMA. Bolsista de Iniciação Científica veiculada a BIC/UEMA no período de 2012 a 2013. Bolsista de Iniciação à Docência (PIBID) no período de 2014 a 2015. Vinculada ao Brathair – Grupo de Estudos Celtas e Germânicos.
Sumário
Capítulo 1 – Ensino de história no tempo presente: a importância da memória para a fiação do passado
Fabio Henrique Monteiro Silva
DOI: 10.29327/5388563.1-1
Capítulo 2 – A Nova História e as Novas Linguagens: possíveis usos didáticos da série Andor (Disney, 2022) sobre o ensino de história da ditadura civil-militar brasileira
Herik Eduardo Sousa Alves
DOI: 10.29327/5388563.1-2
Capítulo 3 – As atribuições do professor de história no processo de ensino-aprendizagem na educação de jovens e adultos-EJA: desafios e possibilidades
Maria Viviane Romão da Silva
DOI: 10.29327/5388563.1-3
Capítulo 4 – A dialética no processo educacional: o que se reproduz e o que se produz na educação atualmente por meio do embate entre as teorias Tradicional e Crítica
Leandro Freitas Menezes
Carla Valéria da Silva Freitas Menezes
DOI: 10.29327/5388563.1-4
Capítulo 5 – Educação patrimonial: metodologia ou campo de conhecimento?
Cleberson Henrique de Moura
DOI: 10.29327/5388563.1-5
Capítulo 6 – Gestão democrática do ensino público e o direito à educação no contexto das políticas liberais em curso
Josicler Ames
Andréia Tanara de Carvalho
Jéssica Anjos de Lucena
Vera Maria Alves de Anselmo
DOI: 10.29327/5388563.1-6
Capítulo 7 – Positivismo Lógico, um pensamento filosófico reducionista: Práticas pedagógicas e obstáculos que favorecem e dificultam o ensino aprendizagem na EJA
Leandro Freitas Menezes
Carla Valéria da Silva Freitas Menezes
DOI: 10.29327/5388563.1-7
Capítulo 8 – Os desafios do ensino de Filosofia na contemporaneidade
Reinaldo Freitas Soares Junior
DOI: 10.29327/5388563.1-8
Capítulo 9 – Desafios na implementação do ensino médio pela rede estadual paulista
Renata Cristina Alves Polizeli
Marcos Antonio Rodrigues
DOI: 10.29327/5388563.1-9
Capítulo 10 – Políticas públicas e a justiça social: Diálogos iniciais para a questão educacional brasileira
Felipe Cesar Augusto Silgueiro dos Santos
DOI: 10.29327/5388563.1-10