Cultura, Arte e Sociedade: Múltiplas perspectivas no Brasil
Cultura, Arte e Sociedade: Múltiplas perspectivas no Brasil
A dialética entre artista e sociedade é o ponto central da proposta desta obra, que objetiva buscar desvelar os complexos fios que conectam a produção artística às diferentes manifestações culturais no Brasil. Assim, reconhece-se a cultura como um processo dinâmico, e essa compreensão é essencial para a análise profunda das diversas formas de expressão artística presentes em nosso contexto. Ao consolidar-se a proposta de um livro que tivesse como título e palavras-chave “Cultura, Arte e Sociedade”, almejou-se e alcançou-se a reunião de contribuições diversas que permitam uma compreensão mais completa da produção artística brasileira. Este livro é, portanto, um convite à reflexão crítica e ao diálogo acadêmico, sendo o mais um passo para entendimentos mais profundos das interações entre cultura, arte e sociedade em nosso país, o multifacetado, Brasil.
ISBN: 978-65-982553-0-5
PÁGINAS: 146
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2024
Sobre o organizador
Gustavo Silva de Moura
Historiador com registro profissional 0000014/PI. Mestre em História (História e Historiografia) pela Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo – EFLCH/UNIFESP (2019); Especialista em História do Brasil (UCAM, 2015) e Música e Artes (Faveni, 2021), Graduado em História (Licenciatura) pela Universidade Estadual do Piauí – UESPI (2014), atualmente Doutorando em História do Brasil da Universidade Federal do Piauí. Pesquisador do Núcleo de Estudos em Sociedade, Imprensa e Literatura Piauiense (UESPI/CNPQ), atuando na linha de pesquisa “História, Sociedade e Imprensa piauiense”. Pesquisa sobre os seguintes temas: História da Música no Piauí, Rock Brasileiro, Rock e Imprensa, Indústria fonográfica brasileira e Historiografia do Rock.
Sumário
Capítulo 1 – Tesouros vivos da cultura cearense e suas narrativas
Márcio de Araújo Pontes
Capítulo2 – “Sob o signo da paixão”: Desconstruindo Ana C.
Bárbara Pinheiro Baptista
Capítulo 3 – Dos festivais de cinema ao Festival Curta (C)errado: diálogos e provocações do cenário audiovisual contemporâneo
Carla Miucci Ferraresi de Barros, Danton Oliveira Normandia
Capítulo 4 – Metamorfoses, Êxitos e Controvérsias do Fora do Eixo nos primeiros anos (2005–2013)
Thiago Meneses Alves
Capítulo5 – Arte, ciência e trópico em Gilberto Freyre (1962)
Messias Araujo Cardozo, Diego Stéfano Araujo Souza
Capítulo 6 – “Você tem que ir à luta”: música, indústria fonográfica e sociedade brasileira na entrevista de Ivan Lins para o Jornal Inovação (1978)
Gustavo Silva de Moura