Ciência Aplicada da Linguagem e suas ramificações: identidades, educação e sociedade em foco
Ciência Aplicada da Linguagem e suas ramificações: identidades, educação e sociedade em foco
Este livro se constitui a partir da frutífera contribuição de pesquisadoras/res e educadoras/res de todo o país, formando, assim, uma coletânea com 8 capítulos que trazem à tona temas emblemáticos e desafiadores no que tange a formação de professores, aquisição de línguas e o contínuo fluxo vivo da linguagem nos mais variados contextos sociais. Neste rico trabalho, expomos textos que discutem identidades plurais, novas metodologias de ensino, formação docente por meio da interdisciplinaridade, aquisição de segunda língua para fins específicos, ensino on-line e ferramentas tecnológicas que auxiliam na aprendizagem, inserção de uma disciplina introdutória de Português Língua Estrangeira nos cursos de licenciatura e a relevância das narrativas na construção de uma consciência profissional continuada. Ademais, damos espaço para debates que nos fazem pensar e repensar o papel da subjetividade no Ensino de Línguas e dar importância para a percepção do “eu” docente na paulatina construção profissional e pessoal de educadoras e educadores no Brasil, sem deixar de lado os relatos de experiências positivas em determinados contextos de ensino, aprendendo em conjunto com os autores sobre assuntos pouco explorados, como o termo tecnobiografias e ressignificando memes já conhecidos a partir de uma perspectiva sociocultural.
ISBN: 978-65-5218-028-5
PÁGINAS: 184
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2024
Disponível também:
Sobre os organizadores
Cristiane da Silva Uchoa
Possui graduação em Letras – Língua Inglesa e Literatura de Língua Inglesa pela Universidade Federal do Piauí (2018), onde foi monitora da disciplina de Linguística Aplicada I (2016) e bolsista da CAPES pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid (2015 – 2018). Cursou mestrado no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade de Brasília (PGLA/ UnB), onde foi editora júnior da Revista Horizontes de Linguística Aplicada (2018) e professora voluntária de português como língua de acolhimento – PLAc (2020) para alunos imigrantes e refugiados no projeto ProAcolher da mesma instituição. Atualmente é doutoranda em Letras na área de Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná (PPG-LET/UFPR). Como pesquisadora investiga formação de professores, identidades e aquisição de línguas. Acesso do registro no ORCID disponível em: https://orcid.org/0000-0003-2694-8302.
Gutyerlle de Sousa Araújo
Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília (UnB). Graduado em Letras Inglês e Literatura de Língua Inglesa pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Tem experiência em educação, voltada para o ensino e aprendizagem de língua inglesa e de língua portuguesa para estrangeiros. Participou como professor voluntário do projeto de extensão Inglês para a Terceira Idade (PTIA). Participou do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Participou como professor de inglês no projeto de extensão: Curso de Conversação em Língua Inglesa para a Comunidade (CCLIC) na UFPI. Ensinou português para imigrantes e refugiados na UnB. Atualmente ministra aulas de Inglês no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e é docente efetivo da rede de ensino municipal de Timon-MA.
Maria Luand Bezerra Campelo
Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília (UnB), Especialista em Gestão Educacional (FACID) e Graduada em Letras Inglês e Literatura Inglesa pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Tem experiência em educação, voltada para o ensino e aprendizagem de língua inglesa e de língua portuguesa para estrangeiros. Atuou como professora voluntária de Português como Língua de Acolhimento (PLAc) em Brasília (UnB) entre os anos de 2019 e 2021. Possui trabalhos e pesquisas voltados para o campo da Linguística Aplicada, com foco em Bilinguismo, Aquisição de Segunda Língua, Cognição e Migrações Internacionais na Contemporaneidade. Atualmente ministra aulas de Inglês no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e é docente efetiva da Universidade Estadual do Piuaí.
Sumário
1. O Português Língua Estrangeira (PLE) nas universidades: a necessidade de implementação de disciplinas para uma preparação docente
Gutyerlle de Sousa Araújo
José Carlos Paes de Almeida Filho
2. Emoções à flor da pele: um olhar sobre narrativas docentes a partir dos reflexos da pandemia
Cristiane da Silva Uchoa
Denise Cristina Kluge
3. English language class and digital tools: debating online classes in the UFT-CECLLA program
Thatiellen Almeida Ribeiro
Maria Luand Bezerra Campelo
4. Efeitos de uma abordagem baseada em Dogme com aprendentes de inglês em um curso de conversação:
uma análise sob a perspectiva da complexidade
Vinícius Teixeira Nunes
5. Caminhos interdisciplinares: análise de projetos existentes no Plano Político Pedagógico PPP do Centro de Línguas de Ceilândia/CILC
Maria Aparecida Neves da Silva
Umberto Euzébio
6. Linguística aplicada e discurso humorístico através de memes: “Lá ele” é masculinidade frágil ou homofobia disfarçada?
Jonatha Rodrigues da Silva
Sérgio Ifa
7. Narrativas do ontem, do hoje e do amanhã: um olhar sobre as tecnobiografias de professores de inglês em formação
Bruno da Silva Oliveira
8. Reflexões sobre docência e pesquisa a partir das narrativas de professoras pesquisadoras: que histórias nós podemos contar?
Cristiane da Silva Uchoa