Caderno de resumos do “3º Papo Extra – Diálogos Acadêmicos”
Caderno de resumos do “3º Papo Extra – Diálogos Acadêmicos”
“3º Papo Extra – Diálogos Acadêmicos” – Linguística aplicada/queer, língua(gem) e metodologias de pesquisas em andamento [e temas de estudos na formação docente] – Caderno de Resumos é uma coletânea de resumos simples apresentados no evento de mesmo nome, realizado no período de 27 a 29 de novembro de 2024, no curso de Letras-Língua Portuguesa (UFAL-Campus do Sertão), sob a organização do Grupo de Estudos em Linguística Aplicada/Queer em Questões do Sertão Alagoano (GELASAL).
Disponível também:
Ismar Inácio dos Santos Filho
Doutor em Letras-Linguística (PPGL-UFPE) e Mestre em Estudos em Linguagem (MeEL-UFMT). Professor Associado no Curso de Letras-Língua Portuguesa (Campus do Sertão) e Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura (PPGLL-FALE), na Universidade Federal de Alagoas. Coordenador-Líder do Grupo de Estudos em Linguística Aplicada/Queer em Questões do Sertão Alagoano (GELASAL), no qual se interessa pelas interfaces linguagem e território e linguagem e gênero e sexualidade. Membro do Corpus: Grupo de estudos e pesquisas em história dos corpos e das sensibilidades (Coordenador por Durval Muniz de Albuquerque Jr.). E-mail: ismarinacio@yahoo.com.br.
Hugo Pedro da Silva Santos
Doutorando e Mestre em Estudos da Linguagem, com ênfase em Linguística Aplicada, Pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPgEL/UFRN), e Graduado em Letras-Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Campus do Sertão, onde atualmente atua como docente substituto. Suas pesquisas focam a relação entre linguagem e práticas sociais, com base na análise dialógica do discurso, fundamentada nos estudos de Bakhtin e do Círculo. Investiga as intersecções entre linguagem, gênero e sexualidade, além da relação entre linguagem e território, explorando a construção sócio discursiva de noções como sertão, Nordeste e semiárido. Também se dedica aos estudos de paisagem linguística e tem interesse pela intersecção entre linguagem e cultura. É pesquisador do Grupo de Estudos em Linguística Aplicada / Queer em questões do Sertão Alagoano (GELASAL/UFAL).
–