BNCC e BNC – Formação de Professores: embates e reformas nos processos de ensino e de aprendizagem
BNCC e BNC – Formação de Professores: embates e reformas nos processos de ensino e de aprendizagem
“BNCC & BNC-Formação de Professores: embates e reformas nos processos de ensino e de aprendizagem” é uma coletânea de estudos e pesquisas que abordam questões cruciais relacionadas à formação docente e à implementação das políticas educacionais no Brasil, com foco especial na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e na Base Nacional Comum (BNC-Formação). Escrito por um grupo diversificado de pesquisadores e educadores, o livro é composto por nove capítulos que abordam uma ampla variedade de temas relacionados à formação docente e às diretrizes curriculares. Cada capítulo oferece uma perspectiva única e enriquecedora, permitindo uma compreensão abrangente dos desafios, embates e possibilidades presentes nos processos de ensino e de aprendizagem no contexto brasileiro. Desde o primeiro capítulo, onde são discutidos os desafios e perspectivas da formação docente para o século XXI, até o último capítulo, que explora os possíveis diálogos entre as Olimpíadas Linguísticas e a BNCC, os leitores são guiados por uma jornada reflexiva e informativa, permeada por análises críticas e exemplos práticos. Destacamos especialmente a abordagem dos capítulos que investigam a inserção da BNCC e da BNC na formação inicial e continuada de professores, analisando as inter-relações entre as diretrizes curriculares e as práticas pedagógicas. Além disso, os capítulos que exploram o uso de ferramentas digitais, o arranjo curricular na Educação Infantil e a análise dos gêneros textuais na BNCC oferecem insights valiosos para aqueles que buscam compreender e aprimorar a prática educativa.
ISBN: 978-65-5218-001-8
PÁGINAS: 212
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2024
DOI: 10.29327/5404870
Disponível também:
Sobre os organizadores
Manuel Bandeira dos Santos Neto. Professor Adjunto do Curso de Licenciatura em Química na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), campus da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Coordenador do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão sobre Formação e Prática Pedagógica de Professores no Ensino de Química – FORPEQ. Pós-doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) – Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pós-doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO) da associação UERN, UFERSA e IFRN. Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Mestre em Ensino de Ciência e Matemática – IFCE – Campus Fortaleza. Possui pós-graduação Lato Sensu em Docência no Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes. Graduado em Licenciatura em Química – IFCE – Campus Quixadá. Membro do grupo de pesquisa Formação e Prática Pedagógica de Professores de Ciências e Biologia (FORBIO – UFRPE) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação Docente (GEFOR) da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Membro da Cátedra Paulo Freire da UFRPE. Atuou como professor Substituto no curso de Licenciatura em Pedagogia no Núcleo de Formação Docente do Centro Acadêmico do Agreste (CAA), campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atuou com Tutor Presencial do curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), vinculada a Universidade Aberta do Brasil (UAB). Atuou como professor de Química na Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC – CE). Pesquisa na área de Ensino de Química com foco na Formação de Professores, Didática, Docência no Ensino Superior, Prática de Ensino, Estágio Supervisionado, Programa Residência Pedagógica, Formação de Professores Reflexivos e Artista-reflexivo.
Francisco Aucélio Evangelista Belchior Junior. Mestre em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências da Universidade Federal Rural de Pernambuco (PPGEC/UFRPE). Especialista em Ensino de Química pela Faculdade Única de Ipatinga (2022). Especialista em Ciências da Natureza, sua tecnologias e o mundo do trabalho pela Universidade Federal do Piauí (2022). Graduado em Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – Campus Quixadá (2017). É membro do Grupo de Pesquisa Formação e Prática Pedagógica de Professores de Ciências e Biologia (FORBIO). Foi bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID. Foi Bolsista projeto SARAU: Atividades de extensão para o desenvolvimento de habilidades leitoras com alunos do Ensino Médio da EEM prof. Virgílio Távora no município de Quixadá-CE – CNPq. Atuou como Professor da Educação Básica na SEDUC-CE, no período de 2016 à 2020, onde ministrou a disciplina de Química. Atuou como Supervisor Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação do Município de Capistrano, no período de 2019 à 2020, onde ministrou Formação Continuada de Professores de Ciências e Matemática dos anos Finais do ensino fundamental. No campo de pesquisa tem estudado temáticas voltadas ao Letramento Científico; Base Nacional Comum Curricular e Formação de Professoras e Professores para o ensino das Ciências.
Sebastião Rodrigues-Moura. Doutor em Educação em Ciências (REAMEC-UFMT/UFPA/UEA). Mestre em Docência em Educação em Ciências (UFPA). Especialista em Docência Universitária com ênfase em Educação (UEPA). Licenciado em Pedagogia (UNAMA) e em Ciências Naturais – Física (UEPA). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Tem experiência em Educação em Ciências, atuando nos seguintes temas: Ensino de Física, Educação CTS, Alfabetização Científica e Tecnológica, Fundamentos e Metodologias para o Ensino de Ciências, Pesquisa Narrativa, Análise Textual Discursiva e Formação de Professores.
Sumário
CAPÍTULO 1 – Formação docente para o século XXI: desafios e perspectivas
Cíntia Azevedo Marques de Souza
DOI: 10.29327/5404870.1-1
CAPÍTULO 2 – Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Base Nacional Comum (BNC) na formação inicial de professores: entre reformas e contradições
Francisca Tamyres Fernandes Rodrigues
Jadson Rodrigues Nascimento
Sofia Karen Marques Sousa
Thalita Késsia Ramos Pires
Francisco Mirtiel Frankson Moura Castro
Manuel Bandeira dos Santos Neto
DOI: 10.29327/5404870.1-2
CAPÍTULO 3 – Por que pedagogos em contexto de formação ensinam como ensinam? Compreendendo experiências em diálogo com a BNCC e a BNC – Formação
Sebastião Rodrigues-Moura
DOI: 10.29327/5404870.1-3
CAPÍTULO 4 – Formação continuada de professores e as inter-relações da BNCC e da BNC – Formação: uma discussão sobre conexões e dissonâncias
Deivison Paulo da Cruz
Ane Karoline Marques Sousa
Paula Vitoria Pinto JKL
Antônia Vanessa Soares Alves
Francisco Mirtiel Frankson Moura Castro
Manuel Bandeira dos Santos Neto
DOI: 10.29327/5404870.1-4
CAPÍTULO 5 – A Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil e o arranjo curricular por campos de experiências
Fernando Diana
Fernando Donizete Alves
Letícia Munhoz Vellozo
DOI: 10.29327/5404870.1-5
CAPÍTULO 6 – O processo formativo de futuros professores de Matemática: relatos de ações no Programa Residência Pedagógica durante a pandemia
Caio Vinícius da Silva
Daiana Estrela Ferreira Barbosa
DOI: 10.29327/5404870.1-6
CAPÍTULO 7 – O uso de ferramentas digitais nas aulas de educação física anos iniciais em escolas da rede municipal de Porto Velho
Claudenice Ambrosio Lima de Brito
Cleidimara Alves
DOI: 10.29327/5404870.1-7
CAPÍTULO 8 – Gêneros textuais/discursivos na BNCC: uma análise dialógica sobre as orientações teóricas
Silvio Nunes da Silva Júnior
DOI: 10.29327/5404870.1-8
CAPÍTULO 9 – As Olimpíadas Linguísticas e a Base Nacional Comum Curricular: possíveis diálogos
Andreza Barreto de Freitas
Almira da Silva Pessoa
Eduardo Cardoso Martins
DOI: 10.29327/5404870.1-9