Aspectos (inter)semióticos em A Pintura em Pânico, de Jorge de Lima
Aspectos (inter)semióticos em A Pintura em Pânico, de Jorge de Lima
Este livro, resultado da minha dissertação de Mestrado, defendida em fevereiro de 2023, no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), pretende analisar a obra A pintura em pânico, publicada em 1943 pelo escritor e artista plástico alagoano Jorge de Lima, a partir de uma perspectiva de intersecção das linguagens verbais e não verbais, ou seja, nas formas como a palavra se semiotifica e se modifica em contato com a imagem, e vice-versa. Assim, esperamos identificar alguns procedimentos multimodais existentes em A pintura em pânico, analisando como o elo semiótico com a estética surrealista e intersemiótico com a poesia de Mendes, ajudaram Lima a erguer os alicerces de sua obra.
ISBN: 978-65-5218-004-9
PÁGINAS: 88
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2024
DOI: 10.29327/5411347
Disponível também:
Sobre o autor
Luiz Felipe Verçosa da Silva
Graduado em Letras pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), Especialista em Ensino, Linguagem e Pluriletramento pela mesma instituição, Mestre e, atualmente, bolsista no Doutorado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Pernambuco (PPGL/UFPE/CAPES). Integra, desde 2020, a Editora PAIOL, colaborando como editor e revisor. É escritor e realizador audiovisual. Suas áreas de atuação e interesse abrangem a transversalidade entre Literatura e Outras Artes.
Sumário
APRESENTAÇÃO
O LIMIAR
O criador
A criação
Os instrumentos da criação: a técnica da colagem
A estética da criação: marcas do Surrealismo em “A pintura em pânico”
OS LIAMES DE LIMA: ASPECTOS SEMIÓTICOS E INTERSEMIÓTICOS EM “A PINTURA EM PÂNICO”
A semiose
A semiose de “A pintura em pânico”
A intersemiose
A intersemiose imanente de “A pintura em pânico”
A intersemiose emanente de “A pintura em pânico”
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
ÍNDICE REMISSIVO