A Linguística Aplicada no ensino e aprendizagem e nos estudos discursivos
A Linguística Aplicada no ensino e aprendizagem e nos estudos discursivos
Neste livro, apresentamos estudos de autores/as que desenvolveram pesquisas nos Programa de Pós-graduação em letras (PPGL) e Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura (PPGLL) das Universidade de Passo Fundo e da Universidade Federal de Alagoas respectivamente. Os estudos estão ou estiveram vinculados ao trabalho desenvolvido pelas pesquisadoras organizadoras da obra, que além de participarem do GT da Anpoll Ensino e Aprendizagem na Perspectiva da Linguística Aplicada (EAPLA), mantêm parceria acadêmico-institucional desde 2018. Nossa proposta se articula em torno de duas dimensões de estudos mais contemporâneas da Linguística Aplicada: aquelas através das quais os/as pesquisadores/as respondem a questões relacionadas ao ensino e aprendizagem em sala de aula e as que demandam desses/as pesquisadores/as o desenvolvimento de reflexões no campo discursivo das práticas sociais de linguagem. Em ambas as performances de pesquisa, o escopo transdisciplinar e gerador de problematizações do saber possibilitam visões diversificadas a respeito da linguagem e estimulam desdobramentos da ciência engajada, política e questionadora da Linguística Aplicada.
ISBN: 978-65-89932-49-9
PÁGINAS: 561
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2022
Sobre as organizadoras
Luciane Sturm
Doutora em Estudos Linguísticos/Linguística Aplicada, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui graduação em Letras – Português/Inglês, e especialização em Comunicação Social, pela Universidade de Passo Fundo (UPF). É professora da UPF, atuando na graduação, PPG Letras e em projetos de extensão. Coordena o GT Português como Língua Adicional e de Acolhimento (PPGL UPF/UnB). Integra o grupo de pesquisa The Internationalisation of higher education in Brazil: fostering connections and building networks (UK-Brazil)/ English in higher educatio. Tem experiência e interesse nas áreas de ensino/aprendizagem de língua estrangeira/adicional/de acolhimento, letramentos e abordagem de ensino a partir de gêneros, formação de professores de línguas e de inglês como meio de instrução. Atualmente, é coordenadora da Assessoria Internacional UPF.
[email protected] / http://lattes.cnpq.br/2133499929455953
Rita de Cássia Souto Maior
Professora Associada da Faculdade de Letras (FALE), na graduação e na pós-graduação stricto sensu, orientando mestrado e doutorado. Pelo Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) é mestra e doutora e possui graduação em Letras -Português, pela Faculdade de Letras (LETRAS/UFAL). É líder do Grupo de Estudos Discurso, Ensino e Aprendizagem de Línguas e Literaturas (GEDEALL) e trabalha com temáticas como: identidade, gênero social, ethos, discurso, argumentação, ensino e aprendizagem de línguas, formação docente.
[email protected] / http://lattes.cnpq.br/1312070903160476
Sumário
PARTE I
The didactic sequence as an EMI teacher development course proposal
Luciane Sturm
Cleonice Pletsch
10.52788/9786589932499.1-1
Ted talks como gênero articulador no processo ensino e aprendizagem de língua inglesa com vistas aos multiletramentos
Sabrina Zamin Vieira
10.52788/9786589932499.1-2
Multiletramentos, multimodalidade e interculturalidade no ensino de língua espanhola: uma proposta de projeto de ensino com novelas mexicanas
Elaine Ribeiro
Mariane Rocha Silveira
10.52788/9786589932499.1-3
Estratégias de leitura e produção textual do gênero reader’s letter sob a perspectiva da análise crítica de gêneros
Rochele Perosa
10.52788/9786589932499.1-4
Pen pals: trocas interculturais e a aprendizagem de inglês 147
Lerissa Kunzler
10.52788/9786589932499.1-5
PARTE II
Língua Portuguesa na BNCC: uma leitura sobre a perspectiva de ensino nos Anos Finais do Ensino Fundamental
Josiane Boff
Luciana Maria Crestani
10.52788/9786589932499.1-6
BNCC e diversidade/estudos de gênero: proposta para o ensino de Língua Portuguesa
Humberto Soares da Silva Lima
10.52788/9786589932499.1-7
A relevância do ibid/letras-português na formação docente de graduandos/as dos cursos de licenciatura
Nedson Antônio Melo Nogueira
10.52788/9786589932499.1-8
O Ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica em tempos de pandemia: implicações e perspectivas teórico- práticas
Wanderson Queiroz Bomfim
Márcia Telma Santos Malafaia
10.52788/9786589932499.1-9
Da informação à opinião: uma proposta de sequência didática para o trabalho com o artigo de opinião no Ensino Superior
Luciane Schiffl Farina
Claudia Toldo
10.52788/9786589932499.1-10
Reflexões sobre o ensino de Língua Portuguesa escrita para Surdos: desafios e possibilidades na educação através do uso de plataformas digitais
Joseane dos Santos do Espírito Santo
Alessandra de Azevedo Costa Calixto
Laís Vieira Cunha Bernardes
10.52788/9786589932499.1-11
PARTE III
Reflexões sobre constituição identitária de docentes de línguas adicionais em EaD: um estudo interpretativista de narrativas
Kristianny Brandão B. de Azambuja
Lilian Soares de Figueiredo Luz
10.52788/9786589932499.1-12
Ensino de Português como língua não materna no ISF/Ufal: observando os discursos envolventes e as identidades docentes em construção
Eliane Vitorino de Moura Oliveira
Rita de Cássia Souto Maior
10.52788/9786589932499.1-13
Ponto(s) de vista sobre língua e gramática derivados de comentários em uma rede social
Letícia Karine Alves da Silva
Patrícia da Silva Valério
10.52788/9786589932499.1-14
Enunciados concretos no ensino de língua portuguesa: análise de eventos discursivos no BBB 21 e em posts do instagram
Wilton Petrus
Jânio Nunes
Nádson Araújo
10.52788/9786589932499.1-15
Recursos didático-pedagógicos na revista Nova Escola e suas relações com o interacionismo sociodiscursivo
Daiane Zamoner
10.52788/9786589932499.1-16
Estudos discursivos na Linguística Aplicada Implicada
Rita de Cássia Souto Maior
10.52788/9786589932499.1-17