A História e seus múltiplos sentidos: reflexões sobre ensino, pesquisa e formação
A História e seus múltiplos sentidos: reflexões sobre ensino, pesquisa e formação
A obra "A História e seus múltiplos sentidos: reflexões sobre ensino, pesquisa e formação volume tem por finalidade dar visibilidade para o debate em torno do ensino de História, o qual tem recebido cada vez mais o interesse por parte dos pesquisadores/as. Esta coletânea também tem por objetivo fomentar pesquisas que tratem de análises e reflexões sobre o ponto de vista teórico e prático, em uma seara repleta de contradições e incertezas, como a educação. Busca-se discutir os entraves que historicamente assolam o ensino de História, assim como os novos problemas que desafiam os educadores/as e educandos/as no cotidiano escolar.
ISBN: 978-65-89932-55-0
PÁGINAS: 240
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2022
DOI: 10.52788/9786589932550
Disponível também:
Sobre os organizadores
Sandra Regina Rodrigues dos Santos
Possui Pós Doutorado em Educação pela Universidade de Lisboa, Doutorado em Políticas Públicas em Educação, pela Universidade Estadual de Campinas (2004), Mestrado em História e Cultura Política pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999), Especialização em Historiografia Brasileira e Regional, pela Universidade Federal do Maranhão (1988) e Graduação em História pela Universidade Federal do Maranhão (1978). Atualmente é professora Adjunta do Departamento de História e Geografia e do Mestrado Profissional História, Ensino e Narrativas, da Universidade Estadual do Maranhão. É integrante do Grupo de Pesquisa Ensino de História: linguagens e formação docente e discente (EnsinaHistória), na linha de pesquisa Saberes históricos do espaço escolar, e do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Gênero e Educação do Maranhão (NUPEGEM), coordenando a linha de pesquisa Educação e História da Educação. Desenvolve atividades de ensino e pesquisa nas áreas de História e Educação, com pesquisa nos temas da história e historiografia do Maranhão, com destaque para a Balaiada, e no campo da história da educação, com pesquisas na área de políticas educacionais, estágio curricular, ensino de história, gestão democrática, com destaque para o projeto político-pedagógico e a gestão colegiada.
Elizabeth Sousa Abrantes
Possui Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de Lisboa, Doutorado em História Social pela Universidade Federal Fluminense (2010), Mestrado em História do Brasil, pela Universidade Federal de Pernambuco (2002) e Graduação em História, pela Universidade Federal do Maranhão (1996). Atualmente é professora Adjunta do Departamento de História e Geografia da Universidade Estadual do Maranhão, Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação História, Ensino, Narrativas (Mestrado Profissional – PPGHIST/ UEMA) e Coordenadora do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Gênero e Educação do Maranhão (NUPEGEM). Coordenou o curso de Aperfeiçoamento em Gênero e Diversidade na Escola (MEC/UEMA) de 2009 a 2010. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil e do Maranhão, atuando principalmente nos seguintes temas: relações de gênero, história das mulheres, dote e educação feminina (séculos XIX e XX).
Yuri Givago Alhadef Sampaio Mateus
Doutorando em História pelo Programa de Pós-Graduação em História e Conexões Atlânticas: culturas e poderes (PPGHIS), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Desenvolve a pesquisa de doutorado intitulada: “A (DES) ORDEM IMPERIAL BRASILEIRA: as lutas populares por cidadania no Maranhão no contexto de construção do Estado Nacional (1823-1841)”, orientado pelo Prof. Dr. Ítalo Domingos Santirocchi (UFMA), sob o financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). MESTRE em História, Ensino e Narrativas (2018) pelo Programa de Pós-Graduação em História, Ensino e Narrativas (PPGHEN), atual Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIST), da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), sob o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA). ESPECIALISTA em MBA em Educação e Modalidades de ensino EAD (2022), em Atendimento Educacional Especializado, Educação Infantil e Anos Iniciais (2022) pela Faculdade Acesita (Facesita), em Supervisão, Gestão e Planejamento Educacional (2019) e em Docência do Ensino Superior (2017) pelo Instituto de Ensino Superior Franciscano (IESF). GRADUADO em PEDAGOGIA (licenciatura) (2017) e em TEOLOGIA (Bacharel) (2015) pela Faculdade de Teologia Hokemah (Fateh) . GRADUADO em HISTÓRIA (licenciatura) (2015) pela UEMA, Bolsista (UEMA/FAPEMA). Membro do Núcleo de Estudos do Maranhão Oitocentista (NEMO); do INCT Proprietas; do Grupo de Pesquisa História, Religião e Cultura Material (REHCULT) e Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de História (NEPEHIS).
Sumário
Tecendo as histórias dos Balaios na sala de aula: a história escolar e as possibilidades metodológicas para o ensino da Balaiada
Elizabeth Sousa Abrantes
Yuri Givago Alhadef Sampaio Mateus
Perspectivas sobre como ensinar e como aprender: diferentes contribuições
Sandra Regina Rodrigues dos Santos
Teoria da consciência histórica e didática da história na perspectiva de Jörn Rüsen
Luiz Carlos Rodrigues da Silva
Ensino de história e mulher negra a partir da perspectiva interseccional
Luiz Carlos Rodrigues da Silva
As concepções filosóficas freireanas e a análise fenomenológica de Heidegger: reflexões sobre a linguagem comunicativa no ensino contemporâneo
Peterson Gonçalves Teixeira
Amaro Sebastião de Souza Quintino
Crisóstomo Lima do Nascimento
Jackeline Barcelos Corrêa
Entre paradigmas e práticas profissionais: reflexões sobre a formação inicial docente em História no Brasil
Rodrigo Pires de Araújo
A raça como centro – experiência dialógica entre o professor e a estudante
Alisson G. S. Nogueira
Natália Cunha Rocha
Música no ensino de História: a canção popular brasileira como documento em sala de aula
Lucas Parreão Costa
História e educação no Brasil colonial: olhares acerca de “Desmundo” sob a perspectiva do cinema
Roney Jesus Ribeiro
A abordagem sobre as mulheres medievais no ensino de História pós-BNCC: algumas reflexões a partir do livro didático
Renata de Jesus Aragão Mendes