A História e seus múltiplos sentidos: reflexões sobre ensino, pesquisa e formação
A História e seus múltiplos sentidos: reflexões sobre ensino, pesquisa e formação
A obra "A História e seus múltiplos sentidos: reflexões sobre ensino, pesquisa e formação volume tem por finalidade dar visibilidade para o debate em torno do ensino de História, o qual tem recebido cada vez mais o interesse por parte dos pesquisadores/as. Esta coletânea também tem por objetivo fomentar pesquisas que tratem de análises e reflexões sobre o ponto de vista teórico e prático, em uma seara repleta de contradições e incertezas, como a educação. Busca-se discutir os entraves que historicamente assolam o ensino de História, assim como os novos problemas que desafiam os educadores/as e educandos/as no cotidiano escolar.
Disponível também:
Sandra Regina Rodrigues dos Santos
Possui Pós Doutorado em Educação pela Universidade de Lisboa, Doutorado em Políticas Públicas em Educação, pela Universidade Estadual de Campinas (2004), Mestrado em História e Cultura Política pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999), Especialização em Historiografia Brasileira e Regional, pela Universidade Federal do Maranhão (1988) e Graduação em História pela Universidade Federal do Maranhão (1978). Atualmente é professora Adjunta do Departamento de História e Geografia e do Mestrado Profissional História, Ensino e Narrativas, da Universidade Estadual do Maranhão. É integrante do Grupo de Pesquisa Ensino de História: linguagens e formação docente e discente (EnsinaHistória), na linha de pesquisa Saberes históricos do espaço escolar, e do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Gênero e Educação do Maranhão (NUPEGEM), coordenando a linha de pesquisa Educação e História da Educação. Desenvolve atividades de ensino e pesquisa nas áreas de História e Educação, com pesquisa nos temas da história e historiografia do Maranhão, com destaque para a Balaiada, e no campo da história da educação, com pesquisas na área de políticas educacionais, estágio curricular, ensino de história, gestão democrática, com destaque para o projeto político-pedagógico e a gestão colegiada.
Elizabeth Sousa Abrantes
Possui Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de Lisboa, Doutorado em História Social pela Universidade Federal Fluminense (2010), Mestrado em História do Brasil, pela Universidade Federal de Pernambuco (2002) e Graduação em História, pela Universidade Federal do Maranhão (1996). Atualmente é professora Adjunta do Departamento de História e Geografia da Universidade Estadual do Maranhão, Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação História, Ensino, Narrativas (Mestrado Profissional – PPGHIST/ UEMA) e Coordenadora do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Gênero e Educação do Maranhão (NUPEGEM). Coordenou o curso de Aperfeiçoamento em Gênero e Diversidade na Escola (MEC/UEMA) de 2009 a 2010. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil e do Maranhão, atuando principalmente nos seguintes temas: relações de gênero, história das mulheres, dote e educação feminina (séculos XIX e XX).
Yuri Givago Alhadef Sampaio Mateus
Doutorando em História pelo Programa de Pós-Graduação em História e Conexões Atlânticas: culturas e poderes (PPGHIS), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Desenvolve a pesquisa de doutorado intitulada: “A (DES) ORDEM IMPERIAL BRASILEIRA: as lutas populares por cidadania no Maranhão no contexto de construção do Estado Nacional (1823-1841)”, orientado pelo Prof. Dr. Ítalo Domingos Santirocchi (UFMA), sob o financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). MESTRE em História, Ensino e Narrativas (2018) pelo Programa de Pós-Graduação em História, Ensino e Narrativas (PPGHEN), atual Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIST), da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), sob o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA). ESPECIALISTA em MBA em Educação e Modalidades de ensino EAD (2022), em Atendimento Educacional Especializado, Educação Infantil e Anos Iniciais (2022) pela Faculdade Acesita (Facesita), em Supervisão, Gestão e Planejamento Educacional (2019) e em Docência do Ensino Superior (2017) pelo Instituto de Ensino Superior Franciscano (IESF). GRADUADO em PEDAGOGIA (licenciatura) (2017) e em TEOLOGIA (Bacharel) (2015) pela Faculdade de Teologia Hokemah (Fateh) . GRADUADO em HISTÓRIA (licenciatura) (2015) pela UEMA, Bolsista (UEMA/FAPEMA). Membro do Núcleo de Estudos do Maranhão Oitocentista (NEMO); do INCT Proprietas; do Grupo de Pesquisa História, Religião e Cultura Material (REHCULT) e Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de História (NEPEHIS).
Tecendo as histórias dos Balaios na sala de aula: a história escolar e as possibilidades metodológicas para o ensino da Balaiada
Elizabeth Sousa Abrantes
Yuri Givago Alhadef Sampaio Mateus
Perspectivas sobre como ensinar e como aprender: diferentes contribuições
Sandra Regina Rodrigues dos Santos
Teoria da consciência histórica e didática da história na perspectiva de Jörn Rüsen
Luiz Carlos Rodrigues da Silva
Ensino de história e mulher negra a partir da perspectiva interseccional
Luiz Carlos Rodrigues da Silva
As concepções filosóficas freireanas e a análise fenomenológica de Heidegger: reflexões sobre a linguagem comunicativa no ensino contemporâneo
Peterson Gonçalves Teixeira
Amaro Sebastião de Souza Quintino
Crisóstomo Lima do Nascimento
Jackeline Barcelos Corrêa
Entre paradigmas e práticas profissionais: reflexões sobre a formação inicial docente em História no Brasil
Rodrigo Pires de Araújo
A raça como centro – experiência dialógica entre o professor e a estudante
Alisson G. S. Nogueira
Natália Cunha Rocha
Música no ensino de História: a canção popular brasileira como documento em sala de aula
Lucas Parreão Costa
História e educação no Brasil colonial: olhares acerca de “Desmundo” sob a perspectiva do cinema
Roney Jesus Ribeiro
A abordagem sobre as mulheres medievais no ensino de História pós-BNCC: algumas reflexões a partir do livro didático
Renata de Jesus Aragão Mendes