A construção do campo da educação ambiental: análise, biografias e futuros possíveis
A construção do campo da educação ambiental: análise, biografias e futuros possíveis
O campo da educação ambiental percorreu, nas últimas décadas, diferentes caminhos, visualizou múltiplos cenários e consolidou um conjunto de ações e projetos educativos que evidenciam a complexidade presente em seu interior. No entanto, como todo espaço de saber e prática social, tem sido influenciado por uma diversidade de fatores, que em alguns casos o potencializaram e, em outros, lhe impuseram um prolongado estado de letargia. Hoje em dia, diante do reconhecimento quase unânime em nível mundial, regional e nacional de que os problemas ambientais seguem seu curso e, em alguns casos, muitos deles se agravaram, torna-se imprescindível voltar a questionar os fundamentos, leituras e visões sobre os quais a educação ambiental tem sido pensada e praticada nos diversos âmbitos e níveis em que se faz presente. Este trabalho pretende ser mais um ponto de resistência nessa persistente busca por novas abordagens, explicações e respostas para os problemas ambientais que enfrentamos, com o objetivo de construir outras possibilidades de futuro no contexto socioambiental. Ao longo do livro delineiam-se, por meio das palavras de educadores ambientais do México, Canadá e Espanha, um conjunto de análises, reflexões, olhares, perspectivas, dúvidas, nostalgias e alegrias sobre o que tem sido o processo de construção do campo da Educação Ambiental. Destacam-se alguns de seus aspectos mais relevantes, mas sem ocultar suas marcadas inconsistências, que têm dificultado sua consolidação como um campo de saber voltado à constituição de processos educativos críticos, participativos, democráticos e reflexivos.
Miguel Ángel Arias Ortega
Licenciado e mestre em Pedagogia pela UNAM. Doutor em Educação Ambiental pela Universidade Autônoma de Madri, Espanha. Professor-investigador da Universidade Autônoma da Cidade do México (UACM) e docente na Universidade Pedagógica Nacional (UPN-095). Secretário Técnico da Revista Internacional: Tópicos em Educação Ambiental. Membro do Conselho Mexicano de Investigação Educativa (COMIE) e membro da Associação Internacional de Investigadores em Educação Ambiental com sede em Portugal. Publicou sobre temas de Educação Ambiental em livros coletivos e em revistas nacionais e internacionais, e participou como relator e palestrante em diferentes eventos onde a Educação Ambiental tem sido o eixo central da discussão. Suas linhas de pesquisa são: Educação Ambiental e sociedade civil; Formação de educadores ambientais; e a construção do campo da Educação Ambiental no México. E-mail: marias69@gmail.com.
Marília Andrade Torales Campos
Professora Associada da Universidade Federal do Paraná (Curitiba/Brasil). Bolsista Produtividade do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq). Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha). Realizou estágio de pós-doutorado na Universidade do Québec em Montreal (Montreal/Canadá) UQAM entre 2017 e 2018. Realizou estágio de pós-doutorado no Grupo SEPA da Universidade de Santiago de Composta no ano de 2007. É pedagoga e mestre em Educação Ambiental. É líder do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Cultura da Sustentabilidade da Universidade Federal do Paraná. É diretora Científica da Coleção: Educação Ambiental – Fundamentos, Políticas, Pesquisa e Práticas da Editora Appris. Coordena o Centro de Educação Ambiental do Patrimônio da Universidade Federal do Paraná (Convênio UFPR/IPHAN). Autora de livros, artigos, capítulos de livros e resumos no campo da Educação Ambiental e das políticas de formação de professores.https://orcid.org/0000-0002-4026-6239
Prefácio
Edgar J. González Gaudiano
Introdução
Miguel Ángel Arias Ortega
Apresentação do livro em língua portuguesa
Miguel Ángel Arias Ortega
Histórias e memória do campo da Educação Ambiental: lições de Macondo
Marília Andrade Torales Campos
Pedaços do futuro
Entrevista com Alicia de Alba Ceballos
Espaço de grandes desafios e intelectualmente atraente
Entrevista com Edgar González Gaudiano
Campo controverso e em incessante construção
Entrevista com Enrique Leff Zimmerman
O grande desafio de integrar a teoria educativa e a teoria ambiental
Entrevista com Javier Reyes Ruiz
Não vejo o mundo sem a Educação Ambiental ou sem a sustentabilidade
Entrevista com Rafael Tonatiuh Ramírez Beltrán
Um espaço de construção pedagógica nos limites
Entrevista com Salvador Morelos Ochoa
Educação Ambiental como um ato político que exige responsabilidade social
Entrevista com Lucie Sauvé
Não é uma estação a se chegar, mas o percurso que precisamos percorrer
Entrevista com Javier Benayas del Álamo
Mudança de perspectiva sobre o mundo e suas múltiplas realidades
Entrevista com José Antonio Caride Gómez
A Educação Ambiental não pode ser feita no laboratório da individualidade
Entrevista com José Gutiérrez Pérez
Uma Educação Ambiental que forma o sujeito social, espiritual e ético
Entrevista com María Novo Villaverde
O campo de Educação Ambiental é “freaky”
Entrevista com Pablo Ángel Meira Cartea
O campo da Educação Ambiental: na busca de novas tonalidades
Miguel Ángel Arias Ortega