20 anos da Lei 10.639/2003: diálogos e desafios na educação brasileira
20 anos da Lei 10.639/2003: diálogos e desafios na educação brasileira
Os textos que compõem o livro “20 anos da Lei 10.639/2003: diálogos e desafios na educação brasileira” permitem a reflexão sobre diversos desafios, possibilidades e caminhos para a vivência de uma educação antirracista no Brasil. Entre contradições e esperanças, os textos apontam o caminho para continuar lutando por uma escola comprometida com o combate à violência racial em todas as suas expressões. O racismo se reproduz nas estruturas e está presente institucionalmente dentro do espaço escolar de forma silenciosa, e se renova a cada momento. Logo, os textos desta obra que discute a presença da Lei 10.639/2003 dentro do âmbito escolar são de extrema relevância para que possamos desconstruir toda essa ideologia eurocêntrica que permanece arraigada nas instituições de ensino, assim como nos demais Campos (BOURDIEU, 2004) da vida social. É a partir dos diferentes contextos proposto pelos capítulos, que intencionamos fazer o(a) leitor(a) refletir sobre os desafios e as possibilidades que a Educação antirracista enfrenta dentro
ISBN: 978-65-89932-94-9
PÁGINAS: 252
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2024
DOI: 10.29327/5353095
Sobre os organizadores
Waldemar Borges de Oliveira Júnior
Doutor em Educação em Ciências e Matemáticas (UFPA). Professor Adjunto da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), atuando no Instituto de Estudos do Xingu (IEX) no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. É Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Étnico-Raciais e Ensino de Ciências e Biologia (GEPRREC/UNIFESSPA) e pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais (Núcleo GERA-NEAB/UFPA). Têm experiência na área de Educação com ênfase nos seguintes temas: Processo de Ensino e Aprendizagem; Metodologia de pesquisa no Ensino de Ciências e Biologia; Estágio Supervisionado e Formação de professores(as) e Relações Étnico-Raciais na Escola Básica e Universidade.
Maria Luiza Nunes da Silveira
Mestra em Educação Básica, na linha de Pesquisa Currículo e Gestão da Escola Básica, pelo Programa de Pós-graduação Escola Básica (PPEB/UFPA), Especialista em História e Cultura Afro-brasileira e Africana (UNIASSELVI), Pedagogia (UVA), Ciências Sociais (UFPA). Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-raciais (GERA/UFPA), Professora na Rede Municipal de Irituia/PA. Presidente da Associação dos Profissionais Da Educação do Município de Irituia/PA. E-mail:[email protected]:https://orcid.org/0000-0002-5161-8922. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8448588757831143.
Sumário
Apresentação
Yonier Alexander Orozco Marin
Prefácio
Waldemar Borges de Oliveira Júnior
Capítulo 1 – A educação das relações étnico-raciais no ensino de ciências: dimensões no contexto amazônico
Waldemar Borges de Oliveira Júnior
Capítulo 2 – A inclusão da educação para a relações étnico-raciais na formação inicial de professores (as) do ensino fundamental – anos iniciais
Maria Luiza Nunes da Silveira
Capítulo 3 – A Lei 10.639/2003 no ambiente escolar: identidade, preconceito, racismo e discriminação
Leidiane das Graças de Abreu Teixeira
Maria José Aviz do Rosário
Maria Luiza Nunes
Capítulo 4 – A lei n. 10.639/2003 e a escola básica: panorama da literatura especializada
Waldemar Borges de Oliveira Júnior
Erllenkeley Angelo Ribeiro
Capítulo 5 – Lei nº 10.639/03 e o processo de descolonização do pensamento: reflexões sobre o letramento racial crítico no ensino de literatura afro-brasileira nas escolas
Maria Alice dos Santos
Lígia dos Santos Ferreira
Capítulo 6 – Desafios para uma educação antirracista
Maria Antonieta Teixeira
Elisama Pereira da Silva
Capítulo 7 – Letramento racial e educação: desafios e possibilidades em uma escola pública da cidade de Lago da Pedra (MA)
Vitor Cunha Lopes
Francisco Jhon Anderson Silva Farias
Sabrina Monique Ribeiro Sousa
Vitória França de Sousa
Capítulo 8 – História e cultura afro-brasileira na perspectiva da lei 11.645/2008: um estudo de caso da escola estadual CEINJAR no município de São João dos Patos – MA
Tarcísio Souza de Sá
João Alexandre Cardoso Lopes
Capítulo 9 – O uso de obras afro-brasileiras em uma escola quilombola: um estudo realizado com professores do ensino fundamental anos iniciais
Marcelo Furtado Silva
Capítulo 10 – A representação étnico-racial nos livros didáticos de ensino médio: mapeamento de teses, dissertações (2017-2022)
Alessandra de Almeida Souza
Wilma de Nazaré Baía Coelho
Posfácio
Maria Luiza Nunes da Silveira