As Vozes do Sagrado no Ensino de Linguagens
As Vozes do Sagrado no Ensino de Linguagens
Este produto educacional propõe uma abordagem pedagógica que valoriza as tradições orais no ensino de linguagens. A partir das rezas advindas do catolicismo popular, o material evidencia os textos das comunidades locais do cariri paraibano como manifestações culturais e históricas transmitidas de geração em geração, o que permite a promoção do reconhecimento destas práticas de linguagem na construção da memória coletiva do alunado do ensino fundamental. Por meio de atividades interdisciplinares e colaborativas, os estudantes são incentivados a explorar a oralidade como elemento central no aprendizado de linguagens, lendo, produzindo e analisando textos da cultura popular, e vivenciando experiências que conectam o ensino de linguagens às práticas culturais de seu entorno. A metodologia proposta no material didático favorece o desenvolvimento de habilidades linguísticas e semióticas, ao mesmo tempo que destaca o valor sociohistórico das narrativas orais, fortalecendo o senso de pertencimento e a continuidade das tradições culturais no contexto contemporâneo em que se insere a instituição escola.
ISBN: 978-65-5218-032-2
PÁGINAS: 74
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2024
Disponível também:
Sobre os autores
Elissandra de Oliveira e Oliveira
Mestre em Educação pelo Programa Pós-Graduação em Formação de Professores da Universidade Estadual da Paraíba, linha de pesquisa Linguagens, Culturas e Formação Docente. Possui Graduação em Licenciatura Específica em Pedagogia pela Universidade Estadual da Paraíba (2023), Bacharelado em Serviço Social pela Universidade Estadual da Paraíba (2018) e Graduação em Licenciatura Específica em Português pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2008). É professora de Artes dos municípios de Seridó/PB e Olivedos/PB. Membro do grupo de pesquisa Teorias do sentido: discursos e significações (TEOSSENO-CNPq-UEPB).
Linduarte Pereira Rodrigues
Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba. Professor da Faculdade de Linguística, Letras e Artes e dos Programas de Pós-Graduação em Formação de Professores e Literatura e Interculturalidade da Universidade Estadual da Paraíba. Líder do grupo de pesquisa Teorias do sentido: discursos e significações (TEOSSENO-CNPq-UEPB).
Sumário