Relações de gênero e violência contra a mulher: uma proposta de leitura para a sala de aula
Relações de gênero e violência contra a mulher: uma proposta de leitura para a sala de aula
Este livro é um módulo didático elaborado com o objetivo de contribuir para a promoção de práticas efetivas de leitura literária na escola e, ao mesmo tempo, para a formação de cidadãs e cidadãos conscientes das desigualdades e das violências de gênero que acontecem em nossa sociedade, em especial a violência contra as mulheres. Na abordagem desse tema tão espinhosa, mas, infelizmente, tão presente em nossa sociedade em seus mais diversos segmentos, propomos um conjunto de ações didáticas a partir da leitura de textos literários, uma vez que a literatura é capaz de nos tocar, de provocar a nossa sensibilidade e nos colocar no lugar do(a) outro(a) por meio da palavra e, por meio desse processo, pode nos humanizar e nos levar à luta contra as desigualdades, injustiças e violências.
ISBN: 978-65-5218-027-8
PÁGINAS: 104
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2024
Disponível também:
Sobre os autores
Priscilla Barbosa de Miranda Barros
Mestra em Formação de Professores na linha de Linguagens, Culturas e Formação Docente pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Especialista em Ensino da Língua Portuguesa pela Fundação Universitária de Jaboatão dos Guararapes (FUNIJ-PE). Graduada em Licenciatura em Letras pela Universidade Estadual de Pernambuco (UPE). Professora da rede estadual de Pernambuco. Tem experiência na área de Letras, atuando nos seguintes temas: educação, arte, leitura, letramento literário, produção textual e análise linguística.
Marcelo Medeiros da Silva
Doutor em Letras, área de concentração Literatura e Cultura, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), mestre em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande e docente da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), onde se graduou em Letras com habilitação em Língua Portuguesa, é lotado no curso de Letras do Centro de Ciências Humanas e Exatas, campus VI, e atua como membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores (PPGFP) e no de Literatura e Interculturalidade (PPGLI), ambos no campus I da UEPB. Coordena o Grupo de Pesquisa “Mulher e Escrita: Resgate, História e Leituras Críticas”. Desenvolve pesquisas voltadas para os seguintes temas: mulher e literatura, escritoras oitocentistas, literaturas não-canônicas, representações de gênero e de sexualidades, ensino de literatura, formação de leitores e formação de professores.
Sumário