Diálogos e desafios na pesquisa em Linguística Aplicada
Diálogos e desafios na pesquisa em Linguística Aplicada
Este livro é resultado dos profícuos diálogos realizados entre pesquisadores de três instituições públicas de ensino, a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), a Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) e a Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Os autores reunidos, nesta obra, além da experiência construída pela vivência na sala de aula (em diferentes níveis de ensino), e pelo lugar que ocupam na academia, também se propõem ao desafio de buscarem o enfrentamento de questões teórico-metodológicas sobre a língua e a linguagem e a observação e análise dos fenômenos linguísticos em contextos situados de uso e práticas de interação social.
ISBN: 978-65-89932-87-1
PÁGINAS: 168
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2023
Disponível também:
Sobre os autores
Adilson Crepalde
Possui graduação em Tradutor Intérprete pela Universidade Ibero Americana, graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências E Letras de Adamantina, mestrado em História pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pós-doutorado pela USP. Professor do curso de Letras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Seus interesses de pesquisa são metodologia do ensino de línguas, formação de professores de línguas, língua e cultura guarani-kaiowa. Contato: [email protected]
Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros
Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC Rio, Pós-Doutora em Letras – Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – FFLCH da Universidade de São Paulo – USP, é Professora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS, atuando nos Cursos de Graduação e Mestrado (Acadêmico e Profissional) em Letras da Unidade Universitária de Campo Grande. Contato: [email protected].
Adson Luan Duarte Vilasboas Seba
Mestre e doutorando pelo programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade do Estado de Mato Grosso/UNEMAT, vinculado à linha de pesquisa: Estudo de Processos de Práticas Sociais da Linguagem. Graduou-se em Letras Português/Inglês pela UNEMAT e em Pedagogia pelo Centro Universitário Cidade Verde – UniCV. Dedica-se aos estudos sobre linguagem, tecnologia e ensino sob à luz da Teoria dos Sistemas Dinâmicos Complexos e pela Teoria Ator-rede. Autor do livro “Um estudo sobre o processo de ensino de línguas estrangeiras mediado por tecnologias digitais em uma escola do campo: entre adaptações, complexidades e desafios”. Contato: [email protected].
Alan Silus
Doutor em Letras – Estudos Literários pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, Campus de Três Lagoas – CPTL, vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagem, Educação e Infância/ Teoria Histórico-Cultural – GEPLEI/ THC da UFMS – CPTL e pesquisador do Núcleo de Estudos Bakhtinianos – NEBA e Coordenador Científico da Universidade da Maturidade, ambos na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS, Unidade Universitária de Campo Grande. Contato: [email protected].
Barbara Cristina Gallardo
Doutora em Linguística Aplicada (IEL/UNICAMP, 2013), com estágio-sanduíche na Universidade do Texas, em Austin-USA. É Professora Adjunta do Departamento de Letras, na área de Língua Inglesa, da UNEMAT, atuando nos cursos de graduação e pós-graduação. Atualmente, coordena o projeto de pesquisa “A dinâmica do ensino na era tecnológica, no estado de Mato de Grosso: contribuições da teoria ator-rede”. Tem experiência na área de formação de professores de língua estrangeira, atuando principalmente nos seguintes temas: letramentos digitais, comunicação transnacional mediada por computador, Análise Crítica do Discurso, formação de professores na era tecnológica e Linguística Aplicada ao ensino de língua inglesa. Contato: [email protected]
Benyelton Miguel dos Santos
Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Alagoas, professor do curso de Letras Inglês da Universidade Federal de Alagoas e pesquisador do grupo de pesquisa Letramentos, Educação e Transculturalidade (LET). Contato: [email protected].
Carmem Zirr Artuzo
Doutora em Linguística (PPGL/UNEMAT, 2022) e Professora Adjunta do Departamento de Letras, na área de Língua Inglesa, da UNEMAT. Membro do Grupo de Pesquisa Linguagem, Tecnologia e Contemporaneidade em Linguística Aplicada (LINTECLA). Tem como interesse de pesquisa: os efeitos das tecnologias digitais nas práticas sociais de linguagem e na formação inicial e continuada de professores de línguas estrangeiras, na perspectiva da Teoria dos Sistemas Dinâmicos Complexos. Contato: [email protected].
Daniel Abrão
Possui Graduado em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. É Mestre e Doutor em Teoria da Literatura pela UNESP – IBILCE – São José do Rio Preto. É líder do Grupo de Pesquisa UEMS/CNPq Literatura, História e Sociedade e vice-líder do Núcleo de Pesquisa em Quadrinhos (NUPEQ). Professor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Tem experiência nos Estudos Literários e na dimensão administrativa, como criação e coordenação de Cursos de Graduação, Pós-Graduações Lato e Stricto Sensu na área de Letras. Contato: [email protected]
Elizangela Patrícia Moreira da Costa
Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL/PUC-SP, 2016), com estágio-sanduíche na Universidade do Porto – Portugal, pós-doutoranda em Linguística Aplicada (IEL/UNICAMP, 2023). É Professora Adjunta do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL/UNEMAT). Tem experiência nas áreas de Linguística Aplicada e Estudos da linguagem, atuando principalmente com os seguintes temas: análise de livros didáticos de Língua portuguesa, verbo-visualidade e produção de sentidos, inteligência artificial e autoria, na perspectiva dialógica do discurso, de Bakhtin e o Círculo. É uma das organizadoras da obra “Livro Didático: olhares dialógicos”, e autora de artigos científicos sobre essa temática. Contato: [email protected].
Fernando Glória Caminada Sabra
Mestre em Teologia pela Faculdade Batista do Paraná, Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Quadrinhos (NuPeQ). Contato: [email protected].
Nataniel dos Santos Gomes
Pós-doutor em Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Doutor e Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, professor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Mestrado Acadêmico e Profissional em Letras e da graduação em Letras) e líder do Núcleo de Pesquisa em Quadrinhos. Contato: [email protected].
Ruberval Franco Maciel
Bolsista Produtividade do CNPq. Pós-doutorado pela City University of New York (Estados Unidos) e pela Universidad Nacional de Jujuy (Argentina). Doutor em Estudos Linguísticos e Literários de Inglês pela USP, com estágio doutoral na University of Manitoba (Canadá). Mestre em Linguística Aplicada pela University of Reading (Inglaterra). Professor da graduação em Letras e Medicina da UEMS e da Pós-graduação (Mestrado em letras da UEMS e do Mestrado e Doutorado em Linguística da UNEMAT). Contato: [email protected].
Sérgio Ifa
Doutor em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, professor no curso de Letras Inglês e do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas e líder do grupo de pesquisa Letramentos, Educação e Transculturalidade (LET). Contato: [email protected] .
Valdir Silva (in memorian)
Foi Pós-doutor em Linguística Aplicada (IEL/UNICAMP, 2020) e Doutor em Linguística Aplicada (FALE/UFMG, 2008). Professor Adjunto do Departamento de Letras, do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) da UNEMAT e do Programa de Mestrado Profissional (PROFLETRAS/CAPES) em Cáceres-MT. Coordenador do PIBID “Ensinar Inglês é Show”. Foi membro do Núcleo de Pesquisa em Linguagem e Tecnologia do Centro de Estudos e Pesquisas em Linguagem (CEPEL/UNEMAT) e do GT Linguagem e Tecnologia da ANPOLL; líder do Grupo de Pesquisa/CNPq Linguagem, Tecnologia e Contemporaneidade em Linguística Aplicada (LINTECLA); e orientou artigos científicos, trabalhos de Mestrado e Doutorado com foco nas seguintes temáticas: práticas contemporâneas da linguagem e de ensino, e ensino no contexto das tecnologias digitais, na perspectiva da teoria dos Sistemas Dinâmicos Complexos e da Teoria Ator-rede.
Sumário
APRESENTAÇÃO
CAPÍTULO 1 – AMPLIAÇÃO DE VISÕES E RECONHECIMENTO: REINTERPRETANDO UM CURSO DE LÍNGUA INGLESA SOB UM VIÉS CRÍTICO
Benyelton Miguel dos Santos
Sérgio Ifa
CAPÍTULO 2 – A PROPOSTA DA BASE NACIONAL COMUM PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (BNCFP) E A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE INGLÊS SOBRE SUA FORMAÇÃO: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO PRESENTE E FUTURO DO ENSINO DE INGLÊS NO BRASIL
Carmem Zirr Artuzo
Barbara Cristina Gallardo
Valdir Silva
CAPÍTULO 3 – ENSINO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS ADICIONAIS EM TEMPOS NEOLIBERAIS: QUE INTERNACIONALIZAÇÃO QUEREMOS?
Sérgio Ifa
CAPÍTULO 4 – DEVIRES GUARANI E KAIOWA: PROCESSOS DE (DES)CONSTRUIR SENTIDOS
Adilson Crepalde
Daniel Abrão
Ruberval Franco Maciel
CAPÍTULO 5 – PARA ALÉM DOS LIMITES VISÍVEIS DO TEXTO: PROPOSTA DIALÓGICA DE LEITURA
Elizangela Patrícia Moreira da Costa
CAPÍTULO 6 – RASTREANDO AS PRÁTICAS DE ENSINO DE UMA PROFESSORA DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE SOB À LUZ DA TEORIA ATOR-REDE
Adson Luan Duarte Vilasboas Seba
Valdir Silva
CAPÍTULO 7 – A EDUCAÇÃO DE SURDOS NOS DOCUMENTOS OFICIAIS: UM DIREITO LINGUÍSTICO E SOCIAL
Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros
Alan Silus
CAPÍTULO 8 – A PRESENÇA DO ELEMENTO RELIGIOSO NA SEMIOSFERA DE DEMOLIDOR, A QUEDA DE MURDOCK
Fernando Glória Caminada Sabra
Nataniel dos Santos Gomes