A linguística na escola básica
A linguística na escola básica
A obra A linguística na escola básica reúne trabalhos, de cunho teórico, analítico e/ou aplicado, desenvolvidos por autores de várias partes do território nacional que buscam localizar a produtividade dos estudos da linguagem contemporâneos no contexto da educação formal brasileira. Os artigos que compõem a coletânea partem de matrizes teóricas diversas, dentre elas os estudos analítico-descritivos da linguagem, teorias do texto e do discurso e linguística aplicada, e focalizam suas reflexões em contextos variados que concernem à educação linguística na escola básica, abrangendo metodologias de ensino de língua materna e adicional, abordagens de livros didáticos e a Educação de Jovens e Adultos – EJA. Espera-se, com isso, contribuir com práticas e propostas pedagógicas exitosas, por meio de discussões sustentadas pela fortuna teórica das correntes de pensamento linguístico.
ISBN: 978-65-89932-84-0
PÁGINAS: 293
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2023
DOI: 10.5281/zenodo.8063164
Disponível também:
Sobre os organizadores
Guilherme Brambila
É pesquisador em nível de pós-doutorado na Universidade Federal de São Paulo, sob supervisão da Professora Dra. Vanda Maria Elias. Doutor em Linguística pelo programa de pós-graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGEL-UFES). Mestre em Linguística pelo programa de pós-graduação stricto sensu da mesma universidade. Licenciado em Letras – Língua Portuguesa pela mesma instituição. Licenciado em Língua Inglesa pela Universidade Estácio de Sá. Tem experiência no ensino de Língua Portuguesa como língua materna e adicional. Realiza pesquisas inseridas nos estudos bakhtinianos, com interesse em produção textual em contexto escolar e acadêmico e Análise Dialógica do Discurso. É membro do Grupo de Pesquisa Texto, Hipertexto e Ensino de Língua Portuguesa – THELPO, da Universidade Federal de São Paulo, e do Grupo de Estudos Bakhtinianos, da Universidade Federal do Espírito Santo.
Patrick Rezende
Licenciado pleno em Língua Inglesa e Literatura de Língua Inglesa pela Universidade Federal do Espírito Santo. É mestre em Linguística pela Universidade Federal do Espírito Santo, com pesquisa na área da tradução e estudos pós-coloniais. Doutor em Estudos da Linguagem pelo Programa de Pós Graduação em Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, com pesquisa na área dos estudos da tradução. É funcionário efetivo da Secretaria da Educação do Espírito Santo. É editor-gerente da Revista PerCursos Linguísticos do PPGEL da UFES. Ministrou disciplinas para o Departamento de Línguas e Letras da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência como professor de linguística e línguas estrangeiras modernas. Conduz pesquisas na área de Letras, com ênfase em tradução e teorias pós-coloniais. Possui interesse nos seguintes tópicos: tradução, reescritas,povos indígenas, ensino de línguas estrangeiras modernas, identidade e pragmática. Membro da diretoria da ABRAP- Associação Brasileira de Pragmática. Coordenador da Comissão de Tradução da Abralin.
Sumário
CAPÍTULO 1
Princípios da segmentação e da iconicidade para o ensino de língua portuguesa na escola básica
Lucas Alves Costa
CAPÍTULO 2
O texto como unidade de ensino: contribuições da Linguística Textual
Grasiela do Bonfim Santos Caldas
Laissa Cardoso de Souza
Marcos Bispo dos Santos
Nilma Lemos Barreto Santos
CAPÍTULO 3
A referenciação em textos multissemióticos: uma análise de uma charge animada
Jaciluz Dias
Taísa Rita Ragi
Helena Maria Ferreira
Camila da Silva Bezerra
CAPÍTULO 4
Contribuições da Linguística Funcional para o ensino de língua portuguesa na escola
Mauri Célio Alves Santana
CAPÍTULO 5
Crenças e atitudes linguísticas sobre variação linguística e ensino de língua portuguesa na Educação de Jovens e Adultos
William Viera Larruscahim
Taíse Simioni
CAPÍTULO 6
Uma abordagem propositiva dos adverbiais em livros didáticos
Rafaelly Bonadiman Vieira
Gesieny Laurett Neves Damasceno
CAPÍTULO 7
Referência dêitica e anafórica: uma reflexão sobre a diferença entre dêixis textual e anáfora e os recursos didáticos de ensino-aprendizagem na sala de aula
Leandro Freitas Menezes
CAPÍTULO 8
A Pedagogia do Pós-Método: uma reflexão sobre o ensino de língua inglesa no ensino básico
Ana Paula Viana Dias Cruz
CAPÍTULO 9
Design/Redesign de material didático para educação linguística em inglês no ensino básico: um relato de experiência
Marianna Cardoso Reis Merlo
Ana Laura do Nascimento Viana
Melina Mendes Moreira
Sara Biazuti Puton
CAPÍTULO 10
Ensino de inglês e de espanhol como línguas estrangeiras no Nordeste brasileiro: reflexões sobre livro didático, discurso do professor e práticas de letramento de alunos
Tatiana Lourenço de Carvalho
Lucineudo Machado Irineu
Walison Paulino de Araújo Costa
CAPÍTULO 11
Developing critical thinking in foreign language classrooms through translation
Guilherme Brambila
Patrick Rezende