Diferentes recursos na sala de aula de História: relatos de experiências
Diferentes recursos na sala de aula de História: relatos de experiências
Esta obra traz o emprego de diferentes linguagens para o ensino de história, traz o reconhecimento da escola como espaço social no qual o conhecimento é reelaborado e produzido pelos agentes envolvidos nesse processo, provenientes de fontes diversificadas, demonstrando que o papel do professor será o de mediar o processo da aprendizagem dos estudantes na leitura dessas fontes, levando-os a compreenderem as particularidades das linguagens dos documentos, sejam eles texto, músicas, pinturas, filmes, suas representações e formas de construção dessas mensagens.
ISBN: 978-65-89932-51-2
PÁGINAS: 266
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2022
Disponível também:
Sobre a organizadora
Sandra Regina Rodrigues dos Santos
Possui Pós Doutorado em Educação pela Universidade de Lisboa, Doutorado em Políticas Públicas em Educação, pela Universidade Estadual de Campinas (2004), Mestrado em História e Cultura Política pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999), Especialização em Historiografia Brasileira e Regional, pela Universidade Federal do Maranhão (1988) e Graduação em História pela Universidade Federal do Maranhão (1978). Atualmente é professora Adjunta do Departamento de História e Geografia e do Mestrado Profissional História, Ensino e Narrativas, da Universidade Estadual do Maranhão. É integrante do Grupo de Pesquisa Ensino de História: linguagens e formação docente e discente (EnsinaHistória), na linha de pesquisa Saberes históricos do espaço escolar, e do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Gênero e Educação do Maranhão (NUPEGEM), coordenando a linha de pesquisa Educação e História da Educação. Desenvolve atividades de ensino e pesquisa nas áreas de História e Educação, com pesquisa nos temas da história e historiografia do Maranhão, com destaque para a Balaiada, e no campo da história da educação, com pesquisas na área de políticas educacionais, estágio curricular, ensino de história, gestão democrática, com destaque para o projeto político-pedagógico e a gestão colegiada.
Sumário
A história escolar e o uso de diferentes linguagens como ferramentas para seu ensino
Sandra Regina Rodrigues dos Santos
O ensino de História de São Luís a partir das fontes históricas digitais: uma proposta de ensino hibrido e recursos digitais
Janice Machado Neves
Karina Raylene dos Santos Ribeiro
Rafael Alves Nunes Neto
“Seguindo a Trilha das Lágrimas”: A Música no Ensino História Colonial dos Estados Unidos
Sebastião Gomes de Sales Junior
O universo sociopolítico brasileiro no contexto do Estado Novo sob o olhar de Jorge Amado na obra Capitães da Areia: A literatura como fonte para a História em uma perspectiva interdisciplinar
Antonio Alves Pereira
Iasmin Maria Andrade da Silva
Rupturas e continuidades: uma análise da condição feminina no romance O mulato
Denilson Costa Pinheiro
A História em suas mãos: o uso do jornal como fonte de pesquisa e ensino de história
Larysssa Gomes Pimenta
Samir de Barros Rebêlo
A utilização de documentos escritos como recurso didático no ensino de História
Carolina Ferreira Barbosa
Fabiana Leite da Silva
O olhar a partir da tela: as discussões sobre história e cinema na perspectiva da educação étnico-racial e do filme “Pantera Negra”
Amanda Jaqueline Reis Pereira
Eva Erlene Franco de Sousa
Ensino de História e Cinema: a linguagem cinematográfica como ferramenta pedagógica que auxilia a construção do conhecimento histórico
Balbino Rogério França Costa
Caroline Ferreira Marques
Música como proposta metodológica no ensino de História sobre a Ditadura Militar
Lucas de Cássio Cunha Aranha
O livro didático como material de apoio educativo: uma proposta didático-metodológica para o ensino de história
Lamarck Souza Alcântara Araújo
A participação dos espaços museológicos na construção do conhecimento histórico no Ensino Básico
Victor Sallas Garcês Lima