O gênero dramático na aula de língua portuguesa do ensino fundamental
O gênero dramático na aula de língua portuguesa do ensino fundamental
O Produto Educacional (módulo didático) apresentado neste livro oferece uma proposta pedagógica que considera as especificidades do aluno, utilizando o texto dramático como ferramenta para o ensino de língua(gens). Ao explorar o texto teatral da cultura popular, o material promove o contato dos estudantes em seu próprio contexto cultural, o que favorece o desenvolvimento de habilidades linguísticas e a construção de um letramento escolar significativo. Nesse sentido, a metodologia proposta valoriza a participação ativa dos alunos com os jogos teatrais, promovendo a interação e a construção de conhecimentos, bem como o senso de identidade, tanto individual quanto coletiva. Outrossim, possibilita o aperfeiçoamento das habilidades de linguagem e do letramento sociocultural e histórico do alunado da Educação Básica a partir do estudo do texto dramático.
ISBN: 978-65-5218-031-5
PÁGINAS: 94
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2024
Disponível também:
Sobre os autores
Josielio Pereira Marinho
Mestre em Educação pelo Programa Pós-Graduação em Formação de Professores da Universidade Estadual da Paraíba, linha de pesquisa Linguagens, Culturas e Formação Docente. Graduado em Letras – Língua Portuguesa – pela Faculdade de Linguística, Letras e Artes da Universidade Estadual Paraíba. Membro do grupo de pesquisa Teorias do sentido: discursos e significações (TEOSSENO-CNPq-UEPB). Atua como professor de Língua Portuguesa na Educação Básica.
Linduarte Pereira Rodrigues
Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba. Professor da Faculdade de Linguística, Letras e Artes e dos Programas de Pós-Graduação em Formação de Professores e Literatura e Interculturalidade da Universidade Estadual da Paraíba. Líder do grupo de pesquisa Teorias do sentido: discursos e significações (TEOSSENO-CNPq-UEPB).
Sumário