Diversidade linguística e práticas discursivas no contexto brasileiro
Diversidade linguística e práticas discursivas no contexto brasileiro
O livro Diversidade linguística e práticas discursivas no contexto brasileiro busca oferecer uma contribuição essencial aos estudos linguísticos no Brasil, seja no que se refere à análise e descrição de questões de linguagem seja com relação ao exame e diagnóstico de discursos de figuras brasileiras, tópicos que têm ocupado pesquisadores e pesquisadoras em nossas universidades – como podemos ver neste livro que reúne investigadores e investigadoras de diversas instituições. Dessa forma, esta obra reúne trabalhos que buscam oferecer uma análise detalhada e multifacetada das variações e práticas discursivas no contexto brasileiro, abordando tanto aspectos estruturais quanto funcionais das línguas – condensados na primeira parte, Diversidade linguística no contexto brasileiro –, assim como suas manifestações discursivas em diferentes contextos sociais – reunidos na segunda parte, Práticas discursivas no contexto brasileiro.
ISBN: 978-65-5218-022-3
PÁGINAS: 287
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2024
DOI: 10.29327/5449090
Disponível também:
Sobre os organizadores
Jacson Baldoino Silva
Doutorando, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, e Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Professor Substituto da Universidade do Estado da Bahia (Campus XVI). E-mail: [email protected].
Emanuelle Reisurreição Dantas
Professora Substituta na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Mestre em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL/UEFS). Especialista em Libras (UniMais) e Metodologia do Ensino da Linguística (UniMais). Graduada em Letras com Habilitação em Libras pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).
Fagner Carvalho Silva
Mestre e doutorando, com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual de Feira de Santana (PPGEL/UEFS). Membro do Grupo de Estudos Dialógicos em Discurso e Argumentação (Dialógicos/UEFS/CNPq), do Grupo de Estudos de Linguagem, Argumentação e Discurso (ELAD/UESC/CNPq) e do Grupo de Estudos em Discurso Político (Dispo/UFG/CNPq).
Silvana Silva Farias de Araújo
Professora Plena da Universidade Estadual de Feira de Santana. Doutora em Língua e Cultura e Mestra em Letras e Linguística ambos os títulos pela Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Sociolinguística, investigando, principalmente, os seguintes temas: contatos linguísticos, fenômenos morfossintáticos, variedades linguísticas quilombolas e africanas do português. E-mail: [email protected].
Huda da Silva Santiago
Professora Assistente da Universidade Estadual de Feira de Santana. Doutora em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia e Mestra em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Tem experiência na área de Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: constituição de corpus, sócio-história do português brasileiro, português popular brasileiro, variação linguística, história da cultura escrita, ensino-aprendizagem de língua portuguesa na educação básica. E-mail: [email protected].
Liliane Lemos Santana Barreiros
Professora Titular da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), em regime de Dedicação Exclusiva. Licenciada em Letras Vernáculas pela UEFS, Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura pelo IBPEX, Especialista em Libras pelo IBPEX, Mestre em Estudo de Linguagens pela UNEB e Doutora em Língua e Cultura pela UFBA. Realizou estágio de Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da UFMG (2018-2019).
Lucas Nascimento
Doutor em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia e Mestre em Estudo de Linguagens pela Universidade do Estado da Bahia. Professor de Linguística e Língua Portuguesa na Universidade Estadual de Feira de Santana. E-mail: [email protected].
Sumário
| Diversidade linguística no contexto brasileiro
1. Projeto ELiHS/UNEB: descrição metodológica da constituição de amostras de fala de comunidades rurais afro-brasileiras do território de Irecê
Dayane Moreira Lemos
Mariana Fagundes de Oliveira Lacerda
Haiane Soares Pereira
Joanderson de Aleluia Borges
Cleilton da Silva Dos Santos
2. A organização das palavras na língua brasileira de sinais e a questão do português sinalizado
Anna Karyna Torres Côrtes
Jacson Baldoino Silva
Lílian Cordeiro Maciel
3. A caracterização prosódica da correlação consecutiva no português brasileiro
Juan Prete Tojeira-Ramos
4. A variação na concordância verbal de terceira pessoa do plural (p6) no português popular do extremo sul baiano: condicionamentos extralinguísticos
Welton Rodrigues Santos
5. Em busca do português brasileiro em legendas de filmes de comédia: o objeto direto anafórico
Cristina Figueiredo
Gabriel Almeida
6. Nuances do verbo dar: um reflexo da língua em uso
José Roberto Gomes de Jesus
Patrícia de Carvalho Pires
Valéria Viana Sousa
| Práticas discursivas no contexto brasileiro
7. O tratamento de discursos passíveis de criminalização no âmbito da linguística forense
Welton Pereira e Silva
Jordana Lenhardt
8. Análise semiótica do discurso político de Erika Hilton
Amaury Rezende Ferreira
Bruno Humberto da Silva
9. “Queridos filhos”: um estudo sobre a construção do ethos de Nossa Senhora de Anguera
Max Silva da Rocha
João Benvindo de Moura
Deywid Wagner de Melo
10. Azul ou rosa? Ministra Damares e os campos em polêmica
Clara Cristiana Odilon Pereira
Lucas Nascimento
11. Análise dialógica da argumentação polêmica no discurso político de Eulálio Motta
Priscila Santos Lopes
Lucas Nascimento