A Educação Inclusiva sob múltiplos enfoques: contribuições para a formação inicial e continuada de professores
A Educação Inclusiva sob múltiplos enfoques: contribuições para a formação inicial e continuada de professores
A sétima edição da Coleção Ensino & Aprendizagem, do Programa Profissional de Formação de Professores PPGFP/UEPB, aborda a educação inclusiva e a formação do professor, na atualidade, é a temática central desta coletânea. A intenção que norteia este projeto editorial constitui-se em abordar múltiplas dimensões desse fenômeno educacional, produzindo um diálogo profícuo entre os temas clássicos, como a questão da educação especial e dos direitos humanos e os temas contemporâneos, como as questões ligadas à diversidade de gêneros e as relações étnicos. Nessa direção, os capítulos que compõem essa coletânea voltam-se para um dos temas relativos à educação inclusiva já mencionados anteriormente, pois ampliar a discussão nesse campo para a multiplicidade de temas que o constitui é condição fundamental para a formação do professor da formação inicial e da formação continuada, haja vista que a escola é um espaço social responsável pelos conhecimentos formais, mas também, se configura como espaço de vivência educacional que se faz a partir da diversidade cultural e das múltiplas formas de existência humana que coexistem em sociedades contemporâneas como a brasileira que destacam a educação escolar como palco principal dos processos de ensino e do direito de aprendizagem, reafirmadas pelas políticas e diretrizes nacionais como universalizada em termos de acesso e permanência do estudante no percurso de escolarização tanto no nível básico como em nível superior.
Disponível também:
Fabíola Mônica da Silva Gonçalves
Doutora e Mestre em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e graduada em Pedagogia pela mesma instituição. Atualmente, é professora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).
Juscelino Francisco do Nascimento
Doutor em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB), Mestre e graduado em Letras pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), da qual, atualmente, é professor adjunto e Diretor do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros.
Capítulo 1 – A inclusão escolar e a prática pedagógica no processo de ensino e aprendizagem dos alunos autistas nos anos iniciais do ensino fundamental
Jeniffer Pientencoski
Neide da Silveira Duarte de Matos
André Paulo Castanha
Capítulo 2 – A inclusão de crianças com a síndrome congênita do Zika vírus na educação infantil: reflexões acerca de uma experiência no munícipio de Natal/RN
Tauriane Paz da Costa
Adriane Cenci
Capítulo 3 – Educação das relações étnicorraciais: uma perspectiva de educação inclusiva
Waldeci Ferreira Chagas
Capítulo 4 – O papel do professor no desenvolvimento da musicalidade da criança surda
Tatiane Ribeiro Morais de Paula
Patrícia Lima Martins Pederiva
Capítulo 5 – Estratégias pedagógicas na educação básica: professores surdos de Libras no ensino remoto
Karla Karina Abrantes Rêgo
Juscelino Francisco do Nascimento
Capítulo 6 – Gênero e sexualidade nas rimas e versos do cordel: propostas para as aulas de história
Ewerton Rafael Raimundo Gomes
Patrícia da Silva Souza
Patrícia Cristina de Aragão
Capítulo 7 – E devemos falar sobre isso? Uma reflexão sobre sexualidade e escola a partir de inquietações de docentes
Marcelo Medeiros da Silva
Raimundo Mélo Neto Segundo
Tayse de Souto Silva
Capítulo 8 – A experiência com a monitoria especializada em meio às ações inclusivas vivenciadas no CAFS_UFPI: caminhos e perspectivas
Carla Andréa Silva
Capítulo 9 – As práticas pedagógicas de inclusão no ensino superior: narrativas docentes em perspectivas
Deolinda Maria Soares de Carvalho
Francisca Adma de Oliveira Martins
Maria Dolores de Oliveira Soares Pinto
Capítulo 10 – Experiências geográficas inclusivas: formação docente e jovens em processo socioeducativo em combate ao racismo, cartografia e estudante com tea e atividade não homofóbica na educação básica
Ana Carolina Rodrigues Alcântara
Karollina Ingrid Soares do Espirito Santo
Erica Vidal de Brito Cardoso
Sonia Maria de Lira
Capítulo 11 – Gênero, diversidade sexual e práticas docentes: uma revisão integrativa
Lucas Henrique Santos Ferreira
Izayana Pereira Feitosa
Capítulo 12 – Escola é lugar de axé? Educação inclusiva e o racismo cultural religioso
Robéria Nádia Araújo Nascimento
Wagnês Barbosa de Araújo
Capítulo 13 – Representações sociais e o processo de estigmatização: estudo na educação básica na cidade de São Paulo
Daniela Nassim Camargo da Fonseca
Cristina Miyuki Hashizume
Capítulo 14 – O Novo Ensino Médio e a educação inclusiva: um olhar sobre o currículo de Pernambuco
Marlley Correia de Araújo
Mirtes Ribeiro de Lira
Capítulo 15 – A oralidade como instrumento de inclusão no ensino de linguagens
Maria Aparecida Calado de Oliveira Dantas
Linduarte Pereira Rodrigues
Capítulo 16 – Educação inclusiva e formação continuada de professores: ferramentas para desconstruir estigmas e ressignificar valores
Érica Dantas de Oliveira Batista
Fabíola Mônica da Silva Gonçalves