Educação inclusiva: entre vivências e perspectivas
Educação inclusiva: entre vivências e perspectivas
O livro está estruturado em 12 capítulos que perpassam a formação de professores e os desafios atuais do processo de inclusão, trazendo reflexões sobre questões específicas voltadas à educação e saúde de crianças com diferentes e peculiares condições. Aborda ainda, questões que permeiam a participação do acadêmico deficiente no contexto universitário, discutindo cotas, o ingresso e a evasão no ensino superior. Por fim, explana sobre o esporte como uma ferramenta do processo inclusivo, com relato de experiência do ensino do esporte adaptado na escola. Nesse sentido, apresenta um conteúdo marcante com linguagem dinâmica acerca das vivências e perspectivas da educação e inclusão. A leitura torna-se uma excelente fonte de conhecimento para acadêmicos e profissionais de diferentes áreas do conhecimento, assim como a todos que se interessam pelos mais variados temas abordados que envolvem os Programas de Educação Tutorial (PET) e Saúde na Escola (PSE), vulnerabilidade social, desafios da inclusão escolar, sequências didáticas, atendimento educacional especializado, necessidades especiais de saúde no cenário rural, cotas para discentes com deficiência, ingresso e evasão de estudantes com deficiência, programas de esportes e processos inclusivos e adaptações necessárias para o ensino de crianças com deficiência visual.
ISBN: 978-65-89932-85-7
PÁGINAS: 270
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2023
DOI: 10.29327/5338219
Disponível também:
Sobre os organizadores
Rodrigo de Souza Balk
Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Santa Maria (2001), mestrado em Ciências Biológicas: Neurociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) e doutorado em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica pela Universidade Federal de Santa Maria (2011). Atualmente é professor associado com dedicação exclusiva da Universidade Federal do Pampa na área de Fisioterapia. Professor colaborador da Liga Acadêmica de Fisioterapia Esportiva da Unipampa (LAFESP), membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Promocão e Educação em Saúde (GEPPES). Tutor PET MEC do Programa Práticas Integradas em Saúde Coletiva (PISC). Autor do livro Práticas Integradas em Saúde Coletiva – um olhar para a interprofissionalidade e multiprofissionalidade pela editora Appris. Tem experiência na área de Neurociências e Bioquímica envolvendo estresse e comportamento. Na área de Fisioterapia apresenta experiência em Fisioterapia Neurológica e Fisioterapia Aquática. Na área de ensino tem experiência em formação de professores, estudo de processos de ensino e aprendizagem e educação em saúde ou promoção da saúde no ambiente escolar.}
Susane Graup
Possui graduação em Educação Física – Licenciatura Plena (2004) e especialização em Atividade Física, Desempenho motor e saúde (2006), pela Universidade Federal de Santa Maria. Concluiu o mestrado em Educação Física (2008) na área de Cineantropometria e Desempenho Humano e o Doutorado em Engenharia de Produção (2012) na área de Ergonomia na Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professora do Curso de Educação Física, da Residência Multiprofissional em Saúde da Universidade Federal do Pampa e do Programa de Pós Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Atividade Física e Saúde, Desenvolvimento Motor, Educação e Saúde e Educação Física Adaptada.
Sumário
Prefácio
CAPÍTULO 1 – A influência dos programas de Educação Tutorial (PET) e Saúde na Escola (PSE) na educação da rede pública de ensino
Matheus Silvelo Franco
Rodrigo de Souza Balk
Ana Laura Saraiva
Maria Eduarda Dornelles
Samara Marques
CAPÍTULO 2 – Ações educativas de um Programa de Educação Tutorial para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social
Marilia Pacheco Rodrigues
Rodrigo de Souza Balk
Rafaella Martini Paiva
Angélica Gindri
CAPÍTULO 3 – Formação de professores e os desafios da inclusão escolar
Kizzy Morejon
Patricia Garcia Antoline Jovenato
CAPÍTULO 4 – As sequências didáticas como ferramentas contribuintes da educação inclusiva: uma revisão bibliográfica
Maria Roberta Rodrigues de Souza
Ana Paula Boff
Gisele Lemos Shaw
CAPÍTULO 5 – Atendimento Educacional Especializado em escolas localizadas no campo em Uruguaiana/RS
Tatiane Motta da Costa e Silva
Mylena Francini da Rosa
Joana dos Santos da Silva Corbette
Rodrigo de Souza Balk
CAPÍTULO 6 – Saúde de adolescentes que residem no espaço rural: estudo de tendências
Francieli Franco Soster
Andressa da Silveira
Gabrielli Maria Huppes
Juliana Traczinski
CAPÍTULO 7 – Crianças/adolescentes com necessidades especiais de saúde no cenário rural: estudo de tendências
Juliana Portela de Oliveira
Andressa da Silveira
Andréia Eckert Frank
Lairany Monteiro dos Santos
Aline Mahmoud Rodrigues
Amanda Martins Ciocca
Ailton Jesus Dinardi
Fernando Icaro Jorge Cunha
Yasmin Miranda de Paula
CAPÍTULO 8 – Cotas para discentes com deficiência: um olhar sobre o cenário da Unipampa Campus Uruguaiana
Aline Mahmoud Rodrigues
Amanda Martins Ciocca
Ailton Jesus Dinardi
Fernando Icaro Jorge Cunha
Yasmin Miranda de Paula
CAPÍTULO 9 – Ingresso e evasão de estudantes com deficiência durante o período pandêmico no Ensino Superior
Mara Aparecida de Miranda Batista Dias
Michele Bulhosa de Souza
CAPÍTULO 10 – Programas de Esportes e processos inclusivos: uma abordagem ecológica
Rodrigo Flores Sartori
CAPÍTULO 11 – Professores e as adaptações necessárias para o ensino de crianças com deficiência visual
Lucia Helena Rivero Meza
Andrya Lorena da Silva Bairros
Susane Graup
CAPÍTULO 12
Futebol de cinco: um relato de experiência sobre a adaptação da modalidade para alunos sem deficiência visual
Amanda Beatriz de Abreu Antunes
Diego Gabriel Santos da Silva
Tatiane Motta da Costa e Silva
Susane Graup